Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendPatrocinado

Onde há mobilidade, não pode faltar produtividade

Patrocinado

Em África, particularmente em Angola, a situação pandémica operou os seus efeitos da mesma forma que em qualquer outro Continente ou pais. Isto se deve ao facto de que no seu centro financeiro e de tomada de decisões, Luanda, as necessidades tecnológicas e o modus operandi da estrutura governamental bem como do sector privado em tudo se assemelha às das restantes capitais africanas.

Em poucos meses operou-se uma transição que, em circunstâncias normais, teria acontecido ao longo de uma década: o trabalho híbrido impôs-se e veio para ficar.

Perspectivando o período pós-pandémico, segundo o 2021 Work Trend Index[1] apresentado recentemente pela Microsoft, 73% dos colaboradores entrevistados pretendem manter o trabalho remoto.

Se já antes da pandemia se falava do valor da mobilidade, permitindo aos colaboradores trabalhar a partir de qualquer lugar, o trabalho híbrido veio reforçar a urgência em disponibilizar o acesso remoto aos dados e aplicações corporativas onde quer que se encontre o utilizador. As organizações terão de definir como podem suportar essa flexibilidade, como evoluirão os espaços de trabalho e como a tecnologia será usada para alavancar novos métodos de colaboração, diminuir distâncias e fomentar produtividade e inovação.

A HP nos últimos dois anos investiu em desenvolver tecnologia que possa fazer a diferença neste tempo de mudança e que vá ao encontro das necessidades dos clientes finais.

A gama ZBOOK FIREFLY foi desenhada para os profissionais que precisam de mobilidade sem abdicar de potência. Com 14 e 15 polegadas estas são as mais pequenas e leves HP WORKSTATIONS de sempre.

No passado os utilizadores que retiravam o máximo dos seus equipamentos tinham de escolher entre capacidade de processamento e mobilidade.

Com as ZBOOK FIREFLY 14"/15"" o utilizador pode gerir todos os seus projectos em qualquer lugar sem comprometer a sua performance. Ultra leves, desde 1,34kg, com tecnologia que pode processar trabalhos em 2D e rever conteúdos 3D com a maior facilidade.

O portfolio está compacto, cheio de estilo e mais poderoso que nunca.

Já falámos das ZBOOK FIREFLY mas temos mais protagonistas nesta revolução tecnológica:

ZBOOK STUDIO e ZBOOK CREATE. Estes pesos pluma são capazes de operar com realidade virtual (*VR) a um preço competitivo.

No topo da performance temos ZBOOK FURY (15""&17"") capaz de criar em 3D e VR onde quer que esteja.

Para utilizadores mais focados no preço mas que não podem subjugar a potência temos a ZBOOK POWER.

O futuro é híbrido e em segurança.

O poder das workstations neste novo contexto híbrido de trabalho é ainda mais importante, pois a necessidade será cada vez mais constante de manter as plataformas de colaboração activas enquanto executamos projetos que consomem bastantes recursos.

Mas, trabalho híbrido e mobilidade implicam reequacionar as arquitecturas e processos de segurança que protegem os activos corporativos das crescentes ameaças externas.

Num relatório recente da HP [2], 91% dos responsáveis de IT que foram entrevistados reforçavam que a segurança do dispositivo pessoal se tornou tão importante quanto a segurança das suas redes corporativas, num momento em que 71% dos colaboradores admitiam aceder mais a dados corporativos e com maior frequência do que acontecia no período pré-pandémico. Em paralelo, 76% dos colaboradores reforçavam que a fronteira entre a vida pessoal e a vida profissional se tinha tornado tão ténue que frequentemente usavam o seu portátil corporativo para tarefas pessoais.

Escolhas acertadas em Angola.

O ano de 2022 começou da melhor maneira na Banca em Angola, pela mão do BPC a fazer a primeira encomenda de Worstations a pensar em implementar um ambiente de segurança que seja eficaz e resiliente, assente em princípios de zero trust que fornecem, de forma transparente para o utilizador, uma protecção para as ameaças actuais e para aquelas que ainda são desconhecidas.

As Workstations constituem a primeira linha de defesa dos utilizadores e das organizações pois oferecem uma protecção reforçada, baseada em hardware, com capacidade de autorrecuperação e adaptação a ameaças cada vez mais complexas e dinâmicas, e que respondam a novos cenários de utilização que se vulgarizaram no modelo de trabalho híbrido: por exemplo, como bloquear ataques de phishing desencadeados por mails pessoais, ou como prevenir malwares escondidos em plataformas de gaming.

HP WOLF SECURITY

Para apoiar as organizações neste cenário complexo e exigente de cibersegurança, a HP disponibiliza actualmente um portefólio integrado - HP Wolf Security[3] - que incorpora aplicações de segurança baseadas em hardware dedicado e um conjunto amplo de serviços que ajudam o IT na gestão do seu parque informático ao longo do respectivo ciclo de vida.

Conheça alguns desses serviços e obtenha mais informação aqui

Com o HP Wolf Security, os departamentos da IT podem implementar diferentes camadas de segurança, geridas centralmente e distribuídas pelos dispositivos pessoais onde quer que se encontrem. Em cada PC os utilizadores estarão protegidos pela tecnologia HP - Sure Sense - que, por exemplo, incorpora algoritmos de machine-learning para detectar ameaças ainda desconhecidas (zero day attacks). O HP Wolf Security integra ainda tecnologia avançada de isolamento da HP que possibilita bloquear e conter ataques de malware sejam desencadeados por um ficheiro descarregado da internet - Sure Click - ou monitorizar possíveis ataques de credenciais despoletados por uma navegação menos consciente em sites maliciosos.

O HP Wolf Security constitui uma solução completa para suportar uma força de trabalho distribuída sem comprometer a segurança corporativa, até porque um mundo mais distribuído não deve ser um mundo mais vulnerável.

A Stylus é o representante e distribuidor oficial da HP para o mercado angolano. Se precisar de orientação ou esclarecimentos consulte o site www.stylus.co.ao ou visite as páginas disponíveis nas redes sociais.

https://www.linkedin.com/company/18023174/

https://www.facebook.com/stylusdistribuicao

https://www.youtube.com/channel/UCFXw7qf_cSUsLEKjEApSBCw

[1] https://www.microsoft.com/en-us/worklab/work-trend-index/hybrid-work
[2] HP Wolf Security Blurred Lines and Blindspots
[3] https://www.hp.com/pt-pt/security/endpoint-security-solutions.html

Artigo escrito por Miguel Pinheiro, Responsável pelo negócio da HP em Angola.