Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angola pode ficar com activos de São Tomé para cobrir dívida de 300 milhões EUR

SEGUNDO DECLARAÇÕES DO PRIMEIRO MINISTRO, PATRICE TROVOADA

Angola vai receber como moeda de troca a Companhia Santomense de Telecomunicações, o Banco Internacional de São Tomé e Príncipe e o Hotel Miramar. Os dividendos obtidos vão servir para abater a dívida a Angola.

Angola e São Tomé e Príncipe vão assinar um acordo de reestruturação da dívida. O "debt swap", ou seja, troca de dívida por activos, permitirá que São Tomé e Príncipe estanque a dívida a Angola, que ronda os 300 milhões de euros (dívida bilateral de cerca de 70 milhões e 236 milhões em dívida à Sonangol).

Em entrevista à Voz da América publicada na quarta-feira, 21, o primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, disse que este mecanismo é a forma mais satisfatória de São Tomé e Príncipe garantir a Angola o pagamento da dívida acumulada ao longo de várias décadas. "Não podemos pedir dinheiro emprestado com intenção de jamais pagar," disse o governante são-tomense, sublinhando que "Angola tem consciência da situação financeira em que se encontra São Tomé e Príncipe", mas que também é preciso reconhecer o esforço de Angola para apoiar o seu país, "sobretudo no que toca ao fornecimento de combustível".

Sobre a mesa estão activos do Estado são-tomense considerados rentáveis, nos quais Angola assumirá uma posição accionista, nomeadamente a Companhia Santomense de Telecomunicações, o Banco Internacional de São Tomé e Príncipe e o Hotel Miramar, cujo capital passará a 100% para mãos angolanas.

Outra fonte, citada pelo jornal português Novo, explica que no caso da empresa de telecomunicações e do banco, o Estado angolano irá deter uma participação e os dividendos a atribuir a santomenses servirão para amortizar esta dívida.

Patrice Trovoada garante que o acordo surge no âmbito da parceria estratégica com Angola. "Através desses activos estamos a pedir a Angola para reforçar investimentos em São Tomé e Príncipe e daqui a 15 ou 20 anos, ainda não definimos exactamente quantos, vamos valorizar esses activos reais e aí podemos amortizar a dívida", diz o chefe do Governo são-tomense, acrescentando que o Porto de Ana Chaves também poderá ser usado nesta operação.

A maior dívida de São Tomé e Príncipe a Angola, cerca de 270 milhões USD, está relacionada com fornecimento de combustível à Empresa de Água e Eletricidade (EMAE), através da Empresa de Combustíveis e Óleo (ENCO), onde o estado angolano é o maior accionista, via Sonangol.