Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

BDA, BAI e BFA dominam carteira de projectos do PRODESI

Um total de 176 projectos

Os bancos de Desenvolvimento de Angola (BDA), Angolano de Investimentos (BAI) e o Internacional de Crédito (BIC) são os três que mais projectos reúnem no quadro do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI). Do total de 176 projectos em negociação, o BDA reúne 145 e o BAI 14. O BFA e BCI, com três cada, superam o BIC, que se apresenta com apenas dois.

Em termos de projectos desembolsados, a liderança continua com o BDA, que já financiou 26. O BIC está com 10, o Standard Bank com sete. Os outros bancos repartem entre si com valores de um a três projectos já com financiamento desembolsado.

No último briefing, o Ministério da Economia e Planeamento fez saber que até à data um total de 133,6 mil milhões de kwanzas foram já desembolsados pelos bancos angolanos para o fomento à produção nacional, garantindo assim, desde 2019 até ao momento, a criação de 27 mil empregos directos.

O financiamento corresponde a 59 projectos apoiados, cinco dos quais na semana passada, e que visam assegurar um sector produtivo nacional capaz de responder à procura interna. Especificamente, os números resultam das Medidas de Alívio Económico com um desembolso de 6 mil milhões de kwanzas (26 projectos), do Programa de Apoio ao Crédito com 3,9 mil milhões (2) e do Aviso 10/20 do Banco Nacional de Angola com 123,7 mil milhões (31), respectivamente. Ao todo, foram já aprovados 255 projectos, de acordo com o secretário de Estado para a para a Economia.