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Angola

Operacionalização da via férrea dupla pode aumentar as frequências dos comboios

CONSTRANGIMENTOS NO TRANSPORTE

O CFL indica que foram identificados vários constrangimentos, com destaque para a inoperacionalidade da sinalização, excesso de passagens de níveis, travessia e circulação de peões sobre a linha e a vandalização da linha.

A operacionalização da segunda linha pode ser determinante para aumentar a mobilidade e oferecer um serviço de transporte de passageiros de qualidade quando os voos internacionais já estiveram a funcionar no novo aeroporto.

O sector dos transportes, quanto à mobilidade dos passageiros para o AIAAN, está a trabalhar nas ligações por transportes públicos que serão reforçadas, de forma gradual, nesta fase experimental em que a frequência de passageiros se limita apenas aos viajantes com destino a Cabinda. Em termos de rotas, o aeroporto está acessível por via rodoviária e ferroviária.

Até Março de 2025, o Caminho-de-Ferro de Luanda (CFL) vai operar com 12 frequências diárias de comboios, para já com capacidade reduzida e adequada à procura, mas espera-se que possam no futuro ser transportados 700 passageiros por frequência. Entretanto já foi iniciada a emissão de passes individuais e colectivos para os usuários frequentes. É o que diz o presidente do conselho de administração do CFL, Manuel Kanda kanda.

Quanto aos tarifários, um bilhete para uma viagem de comboio do Bungo ao AIAAN e viceversa, estava previsto inicialmente custar 5 mil Kz para uma viagem Expresso. Manuel Kanda Kanda lembrou que os preços foram definidos com base naqueles que são praticados noutras latitudes, com destaque para a África do Sul. Entende, no entanto, que os valores são suportáveis, embora a realidade macroeconómica e cambial não seja muito favorável.

O CFL indicou que este traçado, como acontece noutras paragens, "constitui uma fonte de negócios para a empresa", embora os transportes ferroviários não sejam tão lucrativos como seria desejável. "Nós operamos um modelo de complementaridade com outros modos de transporte, não se repõe o investimento com transporte de passageiros", referiu, destacando que "sem subvenção, é preciso fazer "uma ginástica incomensurável" para cumprir as exigências do comboio para o aeroporto.

Apesar de se ter manifestado optimista e avançado que com estes preços a empresa aumentaria a receita, três dias depois do início da circulação dos comboios com o serviço expresso, a empresa anunciou que o bilhete individual para uma viagem passa a custar 1.500 Kz. "Este valor vai ser aplicado até 31 de Dezembro deste ano", revelou uma fonte do CFL.

Leia o artigo integral na edição 802 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui

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