Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendWeekend

RTP África premeia Bonga com "Prestígio"

Distinção

O músico José Adelino Barceló de Carvalho "Bonga" recebeu o Prémio Prestígio-música, na gala de celebração do 25.º aniversário da RTP África, cujos trabalhos estiveram em destaque ao longo dos últimos 25 anos no universo lusófono.

Com Bonga foram também premiadas outras 12 personalidades ligadas à música, dança, cinema, teatro, artes plásticas, ciência, moda, desporto, literatura e associativismo.

Este prémio junta-se à galeria de múltiplos reconhecimentos em torno da carreira de Bonga, um dos mais internacionais artistas africanos, com medalhas e discos de ouro e platina.

Da sua lista de prémios, em 2018, consta a condecoração do Estado angolano com a Medalha de Bravura e do Mérito Cívico e Social, 1.ª Classe, no âmbito das celebrações do 43º aniversário da independência nacional.

Em 2014, foi condecorado pela Embaixada de França em Angola, com a insígnia de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras, e em 2010 foi galardoado com o Prémio Nacional de Cultura e Artes, na categoria de Música.

Bonga é natural do Bengo, cresceu em Luanda. Tem mais de 300 composições, 32 álbuns, mais de 60 videoclipes e sete bandas sonoras de filmes.