Angola desembolsou apenas 28% dos 1,5 mil milhões USD disponibilizados pelo BAD
O ministro do Planeamento, Victor Hugo Guilherme, afirmou que Angola desembolsou apenas cerca de 28% dos 1,5 mil milhões USD disponibilizados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para o País.Victor Hugo Guilherme reuniu-se hoje com a vice-presidente desta organização financeira internacional, Marie-Laure Olugbade, destacando que as prioridades do BAD para Angola são as mesmas que o País tem para o seu desenvolvimento.
De acordo com uma nota do Ministério do Planeamento angolano, o BAD tem uma carteira de projetos em Angola nos setores das pescas, agricultura, ambiente, finanças, social, energia, águas e saneamento.
O governante frisou que "a carteira desses 11 projectos tem um custo de cerca de 1,5 mil milhões Usd".
"Aqui dar nota que destes 1,5 mil milhões de dólares, até hoje, só desembolsámos cerca de 400 milhões Usd. É um desembolso muito aquém daquilo esperado", disse Victor Hugo Guilherme.
Por sua vez, a vice-presidente do BAD referiu que o banco aprovou, na semana passada, a sua estratégia de implementação de projetos para Angola no período 2024-2029, felicitando o Governo angolano pelos esforços empreendidos para a diversificação da economia, particularmente no setor da agricultura.