Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

BNA sem queixas sobre notas que saem estragadas dos ATM"s

BANCOS COMERCIAIS FAZEM SUBSTITUIÇÃO DAS NOTAS

O BNA recomenda aos clientes bancários a apresentação de queixas formais à polícia e aos serviços de conduta financeira nos casos de suspeição sobre notas contrafeitas.

Tem sido recorrente o número de notas, sobretudo de cinco mil Kz, que saem danificadas e falsas nos ATM"s. Porém, as pessoas não têm a cultura de registar as reclamações junto das instituições bancárias. Conforme apurou o Expansão, os usuários dos cartões multicaixas recorrem à agência, onde estiver o ATM, mostrando o comprovativo do levantamento e as notas em causa e, por sua vez, o funcionário do banco faz a substituição das notas.

Há ainda pessoas que optam em usar o dinheiro nas bombas de combustíveis. Por isso, quer os bancos comerciais quer o Banco Nacional de Angola não têm registos de queixas sobre notas falsas e notas danificadas, conforme apurou o Expansão.

De acordo com o presidente da Associação Angolana de Bancos (ABANC), Mário Nascimento, a entidade que representa o sector bancário angolano não tem nenhum conhecimento oficial de notas estragadas e falsas extraídas nos ATM"s. "Oficialmente não temos esse conhecimento. Temos visto comentários nas redes sociais, mas não temos essa referência", alegou.

Segundo o responsável do departamento de meios circulantes do BNA, Sebastião Banganga, o banco central não tem registo de queixas sobre notas falsas. "O BNA não recebeu nenhuma evidência de tal ter ocorrido. O que temos é o registo de notas suspeitas de legitimidade duvidosa que nos foram remetidas para análise no âmbito do Instrutivo 05/2019, fundamentalmente pelas Instituições Financeiras, Órgãos Policiais e Judiciais". Quanto às notas inutilizadas e deterioradas captadas pelas Instituições financeiras devem ser remetidas ao BNA que as retém para posterior destruição.

Destacou ainda que, apesar do banco central possuir equipamentos mais sofisticados para aferir a legitimidade das notas, os bancos que efectuam o carregamento de notas nos ATM"s também possuem equipamentos pelo que estes são orientados a verificar a genuinidade das notas antes de as colocar nos ATM"s.

A entidade reguladora alerta aos bancos comerciais para efectuarem a verificação da genuinidade das notas bem como do estado de conservação destas, antes de as colocar nos ATM"s. "Em caso de suspeição de notas contrafeitas, recomendamos aos cidadãos darem queixa formal aos órgãos de polícia e aos serviços de conduta financeira do BNA (e-mail e telefone) ".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo