Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Crude cai 5% em apenas sete dias

SEMANA DE 25 A 30 DE OUTUBRO

O ataque de Israel a instalações iranianas fez cair os preços do petróleo por excluir infra-estruturas petrolíferas e não afectar o fornecimento global. Nos EUA, as bolsas subiram com bons dados económicos.

Na última semana, os preços do petróleo acumularam uma queda significativa, em torno de 5%, num período em que foram divulgadas notícias de que o ataque de retaliação de Israel ao Irão foi limitado e não atingiu instalações petrolíferas iranianas, não tendo, por isso, afectado o fornecimento global da matéria-prima. No final da sessão de quarta- -feira, o preço do West Texas Intermediate nos EUA rondava os 68,66 dólares por barril, enquanto o Brent no Reino Unido situava-se em 72,62 dólares por barril.

O ataque de retaliação israelita ocorre na sequência do lançamento de mísseis balísticos do Irão contra Israel no início de Outubro e já era esperado pelos investidores como um factor de risco adicional para os preços do petróleo, pois temiam que qualquer ataque às infra-estruturas petrolíferas e nucleares poderia implicar um alargamento do conflito na região.

Ainda no sector petrolífero, o Departamento de Energia dos Estados Unidos anunciou, na segunda-feira, a compra de 3 milhões de barris de petróleo para a sua Reserva Estratégica de Petróleo. Esta compra, que deverá ocorrer até Maio do próximo ano, tem como objectivo repor as reservas, após o Governo ter vendido 180 milhões de barris de crude em 2022 para conter a subida dos preços dos combustíveis início do conflito entre a Rússia e a Ucrânia.

Nas bolsas, os bons dados económicos e os resultados trimestrais das empresas cotadas, suportaram os índices bolsista dos EUA, com o tecnológico Nasdaq e o agregador S&P 500 a valorizarem 1,05% e 0,43%, respectivamente. O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do sector dos serviços ficou na zona de expansão, com 55 pontos, enquanto os resultados do terceiro trimestre das gigantes tecnológicas, também conhecidas por Big Tech, ficaram acima das expectativas.

Já na Europa, os índices recuaram com fracos dados sobre o crescimento das economias da Zona Euro. O índice de referência do continente, o Euro Stoxx 600, recuou 1,41%, enquanto o britânico FTSE 100 cedeu 0,90%.

No mercado de metais preciosos, o ouro valorizou-se em mais de 1%, atingindo um máximo histórico na sessão de quarta- -feira (2 782,57 pontos), com os investidores a preferirem este activo-refúgio, em vésperas das eleições presidenciais nos Estados Unidos, onde as sondagens não apontam um candidato com vantagem suficiente.

Por fim, na política monetária, importa dar nota que o Banco do Canadá reduziu a taxa básica de juros em 50 pontos-base, para 3,75%, pela quarta vez consecutiva.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo