Saltar para conteúdo da página

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Possível embargo à Rússia anima crude

SEMANA DE 29 DE ABRIL A 04 DE JUNHO

Os preços das commodities energéticas negociaram em alta, depois de a União Europeia ter anunciado o plano de embargo ao petróleo russo, enquanto a desaceleração na produção do gás nos EUA afectou os preços.

O petróleo e o gás natural tiveram valorizações significativas na última semana devido a factores relacionados com a evolução do conflito Rússia-Ucrânia. A União Europeia divulgou na terça-feira a sua proposta de embargo gradual do petróleo e refinados russos até ao final deste ano, o que implicou fortes subidas do preço crude. No mercado de Nova York, o WTI ganhou 4,13% face à semana anterior, atingindo os 105,90 dólares barril, ao passo que o Brent, em Londres, valorizou 3,18%, tendo chegado a negociar nos 108,38 dólares por barril.

Por seu lado, os preços do gás natural acumularam ganhos de cerca de 15,65% nos últimos 7 dias. Além dos eventos no cenário do conflito na Europa, esta expressiva valorização tem tido por base a desaceleração do crescimento da produção de gás nos EUA devido ao envelhecimento das suas infra-estruturas de exploração e distribuição, o que não tem permitido satisfazer a crescente procura dos países que tentam libertar-se da dependência russa.

A semana foi de poucas movimentações nas bolsas, sendo apenas relevante destacar a continuidade na divulgação de resultados trimestrais nos EUA. Realce para a Apple que teve uma receita de 97,28 mil milhões de dólares no primeiro trimestre, acima dos 93,89 mil milhões de dólares esperados. O seu lucro por acção atingiu os 1,52 dólares, acima da expectativa 1,43 dólares. Por seu lado, a Amazon registou um aumento de receitas na ordem dos 116,4 mil milhões de dólares, em linha com as estimativas. No entanto, a empresa apresentou uma perda inesperada por acção de 7,56 dólares, enquanto o mercado esperava um lucro de 8,40 dólares por acção.

* Banco Angolano de Investimentos

(Leia o artigo integral na edição 673 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)