António Mosquito torna-se dono de 66,7% da Soares da Costa a 12 de Fevereiro
A conclusão da venda ao empresário angolano António Mosquito de 66,7% do capital da portuguesa Soares da Costa Construção será feita a 12 de Fevereiro, anunciou esta sexta-feira a construtora.
Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Soares da Costa informa que, "por acordo estabelecido com o investidor, foi designado o dia 12 de Fevereiro de 2014 para a conclusão da operação comunicada ao mercado em 13 de Agosto de 2013 e 26 de Novembro de 2013", data em que será aferido "o cumprimento das declarações e garantias constantes dos acordos celebrados entre as partes".
A 13 de Agosto, a Soares da Costa informou que tinha chegado a acordo com António Mosquito para um aumento de capital na Soares da Costa Construção, no valor de 9,2 mil milhões de euros, a subscrever e realizar integralmente em dinheiro pelo empresário.
A 26 de Novembro, o grupo Soares da Costa e o empresário António Mosquito anunciaram que tinham concluído o processo de aquisição de 66,7% da construtora por este último.
No final de Setembro, o presidente executivo do grupo Soares da Costa, António Castro Henriques, disse que o grupo estava já na posse de uma garantia bancária de 9,2 mil milhões de kwanzas.
A proposta de capitalização da Soares da Costa, que torna António Mosquito acionista maioritário, permite-lhe escolher cinco dos sete membros do conselho de administração, mas o grupo tem que concordar com operações como a alienação de participações.
O acordo, divulgado ao mercado a 19 de Agosto, exige ainda que a construtora Soares da Costa mantenha o controlo da sucursal em Angola, que, no final de Junho, representava quase metade das obras em carteira - 69,3 mil milhões de kwanzas em 145 mil milhões.
Lusa / Expansão