Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos comerciais "obrigados" pelo BNA financiaram 81% do PRODESI

Aviso 10/20 'safa' três anos do PRODESI

Os bancos comerciais, através do aviso 10/20 do BNA, desembolsaram 214 mil milhões Kz, o equivalente a 81% do total dos financiamentos à produção nacional no âmbito do Programa de Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), lançado em Julho de 2018.

Publicado para responder à baixa taxa de cedência dos financiamentos ao sector produtivo, o Aviso 10/20, é hoje a grande linha de financiamento do PRODESI.

A medida foi contestada e muitos gestores bancários desafiaram o regulador e preferiram pagar as multas do que financiar o sector produtivo, alegando falta de garantias.

O Aviso 10/20 do banco central impõe a obrigação de saldo do crédito contratualizado por cada banco corresponder a, no mínimo, 2,5% do valor total do activo líquido. E obriga ainda os bancos a concederem um número mínimo de créditos.

O BIC, com 47,3 mil milhões Kz desembolsados, lidera a carteira de financiamentos ao PRODESI, seguido pelo Standard Bank com 41,5 mil milhões Kz, enquanto o BDA com 39,4 mil milhões fecha o top três dos bancos que mais créditos cederam ao sector produtivo.

Nos últimos três anos foram aprovados 801 projectos, de acordo com os dados do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), o equivalente a 627 mil milhões Kz.

Destes 801, apenas 76% foram já desbloqueados, ou seja, 611, num total de 262 mil milhões Kz. Do total de projectos aprovados, 190 aguardam pelos financiamentos, com um valor que ronda os 364 mil milhões Kz.

(Leia o artigo integral na edição 634 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo