Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Diferendo entre a SADIA e a UNITEL agora com a Apple no meio da disputa

A "guerra" continua

A SADIA denunciou a UNITEL à Apple pelo não pagamento de direitos de autor das músicas utilizadas
nos aplicativos Kisom e Toque de Espera. A empresa americana pediu comprovativos, a telefónica enviou, mas esta não aceitou. A SADIA diz que a Apple pode tirar a UNITEL da plataforma. Esta não acredita.

Na próxima semana a Apple pode retirar a UNITEL da sua plataforma e assim acabar com os serviços "Kisom" e "Toque de Espera" da telefónica, apurou o Expansão. Em causa está uma denúncia da Sociedade Angolana dos Direitos de Autor (SADIA) à tecnológica americana por esta se recusar a pagar os direitos de autor das músicas que utiliza nestes serviços.

Esta de imediato solicitou provas à UNITEL que estava a pagar aos artistas, sendo que foi enviado um contrato que esta tinha com a LS Republicano, que funciona como provedor de conteúdos, mas que não foi aceite, exigindo que a telefónica terá de provar de uma outra maneira, apresentando comprovativos mais convincentes. De acordo com o apurado com fontes ligadas ao processo, foi garantido ao Expansão que se não houver desenvolvimentos neste processo, a Apple poderá retirar a frequência de utilização dos aplicativos da operadora nas suas plataformas já na próxima semana.

A leitura da UNITEL é muito diferente. Um dos envolvidos referiu ao Expansão "que isso não vai acontecer. A Apple fornece directamente a UNITEL e temos outras relações com a empresa. Inclusive, vamos desenvolver outros projectos". Ou seja, se um dos lados acha que a pressão da Apple pode levar a um entendimento, a outra pensa que este facto não é relevante.

(Leia o artigo integral na edição 655 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo