Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Net One atinge fasquia dos 50 mil clientes e reforça aposta no móvel

Telecomunicações

Empresa lança MuvOn, uma nova geração de dispositivos wi-fi, que vem substituir o NeOn, até aqui a estrela da companhia. Expansão da rede e lançamento de novos serviços inovadores vão prosseguir em 2014.

 

A Net One atingiu recentemente 50 mil clientes, depois de ter fechado o ano passado com 32 mil, revelou o presidente executivo da operadora. Jaime Ferreira, que falava em Luanda no lançamento de um novo produto da companhia, o MuvOn, admitiu que o marco, alcançado no quarto ano de operações da operadora, surgiu, contudo, com "algum atraso" face ao previsto.

De acordo com o responsável, a fasquia dos 50 mil clientes não foi atingida em 2012, como estava nos planos da companhia, por causas várias, nomeadamente ruptura de stocks e ausência de antenas em determinadas localizações. No entanto, sublinhou o CEO, "o importante é que o objectivo foi alcançado".

No fim-de-semana passado, a operadora lançou um novo produto de Internet móvel, o MuvOn, uma nova geração de dispositivos totalmente wi-fi, que vem substituir o NeOn, até aqui a estrela da companhia.

O MuvOn, que cabe num bolso de calças, tem vantagens face ao modem anterior, incluindo o facto de permitir a utilização em simultâneo de até oito utilizadores, tendo uma autonomia energética de cerca de seis horas. O dispositivo, explicou Jaime Ferreira, está a ser comercializado por 20 mil Kz e tem capacidade de uma captação de rede 20% superior ao NeOn.

Nova fase da operadora

De acordo com o gestor, para já estão disponíveis para venda, desde o início desta semana, cerca de duas mil unidades nas lojas e agentes da operadora.

"Com este dispositivo, damos início a uma nova fase", disse Jaime Ferreira, revelando que, em 2014, a empresa vai "jogar mais com as emoções dos clientes, estar mais perto dos parceiros e lançar novos com serviços inovadores".

Angola, segundo o CEO, é o primeiro país onde é introduzida esta inovação desenvolvida pela empresa de capitais israelitas e angolanos, que implicou um investimento na ordem dos 250 mil USD (cerca de 24,4 milhões (Kz), incluindo na rede que suporta o sinal.

Desde o início das operações, em 2009, o investimento realizado pela operadora ascende a cerca de 25 milhões USD, contemplando a plataforma de base e a expansão da capacidade do sinal da rede de dados e voz.

De acordo com o presidente executivo, a empresa vai continuar a apostar na expansão da rede. A província de Luanda, revelou, está com uma cobertura de 85%, sobretudo nas zonas de maior densidade populacional. Actualmente, está em curso a expansão da rede noutras cidades provinciais, como Benguela, Soyo e Lubango.

A operadora lançou também um novo plano tarifário "competitivo", o Night 5G de dados, numa altura em que se assiste a uma corrida por ofertas de planos de downloads ilimitados entra as concorrentes TVcabo Angola e Angola Telecom. Segundo Jaime Ferreira, a empresa lançou um plano ilimitado para o serviço de Internet via satélite, o Yah Click, que deverá ser alarga- do à plataforma Wimax no primeiro trimestre de 2014.

De acordo com o gestor, os clientes também podem "notar melhorias no call center" da operadora, dotado agora de uma nova tecnologia e no qual foram criadas uma linhas distintas dedicadas a pequenas e médias empresas e consumidores residenciais - que constituem 80% da carteira.

Embora não existam estudos de mercado em Angola, a Net One estima ter entre 17% e 20% de quota. A empresa tem cerca de 150 funcionários, dos quais 80% são nacionais. Em 2014, deverá admitir 20 novos colaboradores, revelou o CEO.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo