Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Acordo da OPEP+ afunda preço do crude

Semana de 16 a 21 de Julho

A incerteza voltou a reinar nos mercados, depois de várias semanas seguidas de elevado nível de optimismo. O acordo da OPEP+ e a expansão da variante delta da Covid-19 impactaram negativamente nos negócios.

No mercado petrolífero, os principais preços de referência caíram depois de os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados (OPEP+) terem chegado a um acordo relativamente aos seus volumes de produção a partir de Agosto. O cartel decidiu, na reunião realizada a 18 de Julho, colocar no mercado mais 400 mil barris por mês até ao final do ano, o que trará mais matéria-prima ao mercado. Esta negociação colocou fim ao impasse com os Emirados Árabes Unidos, que tinham bloqueado o entendimento por pretenderem aumentar o seu nível de produção.

Como consequência, os mercados apresentaram resultados negativos, uma vez que o incremento da oferta não tem acompanhado o aumento da procura. Na variação semanal, o preço do WTI de Nova York cedeu 11,02% para 67,42 dólares por barril, enquanto o do Brent de Londres recuou 9,67% para 69,35 dólares por barril.

No mercado accionista, a semana também foi de quedas. A contribuir negativamente para o desempenho dos negócios esteve também o aumento de novos casos da variante delta da Covid-19 em várias regiões do mundo. As acções de companhias ligadas ao sector do turismo e lazer lideraram as perdas, com maior destaque para o transporte aéreo.

*Departamento de Estudos Económicos e Financeiros*

(Leia o artigo integral na edição 634 do Expansão, de sexta-feira, dia 23 de Julho de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo