Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Aguinaldo Jaime indicado para presidente da assembleia-geral

ASSEMBLEIA DA UNITEL REMARCADA PARA DIA 14 ABRIL

A assembleia geral de accionistas da Unitel estava agendada para quarta, mas devido a um problema técnico com o sistema de videoconferência, foi adiada para terça-feira, 14 de Abril. Faz parte da ordem de trabalho a aprovação por consenso de Aguinaldo Jaime como presidente da assembleia geral.

A escolha de Aguinaldo Jaime para presidente da assembleia geral da Unitel começou por uma conversa entre o próprio e o Presidente da República, João Lourenço, onde este explicou aquilo que era a posição do Governo face à telefónica. Foi indicado, em linhas gerais, os objectivos estratégicos do investimento do Estado, que recorde-se comprou a posição de 25% da OI através da Sonangol, ficando com 50% do capital da empresa, somados aos outros 25% que são detidos pela MS Telcom.

O convite para que Aguinaldo Jaime pudesse assumir este cargo tem muito a ver com o clima de harmonia e consenso que é necessário promover entre os accionistas, houve fricções muito fortes no passado, para que a vida da empresa não tenha perturbações e o negócio possa continuar em crescendo. João Lourenço terá explicado que no momento que vive o País o importante mesmo é que a Unitel possa desenvolver a sua actividade, gerar riqueza e garantir emprego.

Neste sentido, e depois de formalizado o convite para este cargo pela Sonangol, foi necessário falar com os outros accionistas - a Geni, do general Leopoldino Francisco, e a Vidatel, de Isabel dos Santos. Ambos aprovaram a escolha de Aguinaldo Jaime para presidente da mesa da assembleia geral, uma vez que lhe reconhecem uma postura de equilíbrio e moderação.

De acordo com o que o Expansão apurou, Aguinaldo Jaime falou pessoalmente, diversas vezes, com o general Dino e garantiu também o apoio de Isabel dos Santos, tendo inclusive ficado combinado que ela iria participar nesta assembleia-geral, que decorrerá por videoconferência.

Nos termos dos estatutos da Unitel, compete à Assembleia Geral a eleição e revogação do mandato dos órgãos sociais (Assembleia Geral, Conselho de Administração e Conselho Fiscal), a aprovação dos documentos de orientação estratégica da empresa e do relatório e contas de cada exercício, bem como do destino a dar aos resultados da empresa. Significa isto que será Aguinaldo Jaime que terá a responsabilidade de conseguir consensos entre os accionistas para a definição das opções estratégicas que é necessário implantar nesta fase. (...)

(Leia o artigo integral na edição 569 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Abril de 2020, em papel ou na versão digital disponível aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo