Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Fundo de Garantia de Crédito e Caixa Angola assinam acordo para facilitar empréstimos para micro a médios negócios

Empresas

Caixa Angola prevê um apoio ao microcrédito no montante máximo de 200 milhões Kz, com uma garantia de até 50% de cobertura do risco pelo FGC.

O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) e o Banco Caixa Geral Angola (BCGA) assinaram recentemente um acordo que vai facilitar a concessão de garantias parciais de crédito no âmbito da linha de apoio de desenvolvimento de micro a médios negócios.

O documento foi assinado pelo Administrador Executivo do Banco Caixa Geral Angola, Francisco Manuel dos Reis Luiz de Oliveira da Silva, e pelo Presidente do Conselho da Administração do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Simba, em Luanda.

Segundo Mariano Ferreira, Director para Grandes Empresas e Petróleos do BCGA, que testemunhou o evento, "o acordo com o FGC vai possibilitar à instituição bancária apoiar, também, projectos do sector terciário da economia, além do primário e secundário."

Desta forma, referiu Mariano Ferreira, pretende-se completar a cadeia de valores de projectos nos sectores primário e secundário da economia, já apoiados pelo banco. Salientou, igualmente, que o acordo entre as instituições financeiras prevê apoio ao microcrédito no montante máximo de 200 milhões Kz, com uma garantia de até 50% de cobertura do risco pelo FGC.

OFGC, criado em 2012 por decreto Presidencial, tem como objectivo facilitar o acesso ao crédito bancário das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), através da emissão de garantias que reduzam o risco das instituições bancárias.

Para Administrador para Área de Negócio do FGC, Eduardo Katalahary Mohamed, que testemunhou o memorando, "os empresários têm uma grande oportunidade para virarem o negócio à produção local e ajudarem na materialização de um dos principais objectivos do Executivo angolano, focado, essencialmente, para a segurança alimentar, pesca, pecuária e indústria".

Assim, o foco desta parceria vão ser "os projectos em que estejam envolvidas uma grande percentagem de mulheres, uma vez que estas representam um grupo de pequenos e micro investidores que mais cumpre com as responsabilidades no desembolso do crédito".

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo