Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Governo abre concurso público para concessão e gestão comercial das plataformas logísticas do Luvo e Soyo

Avaliado em 60,3 milhões de dólares

Está aberto o concurso público internacional de concessão para a construção e exploração das plataformas logísticas do Luvo e Soyo, na província do Zaire, avaliados em 60,3 milhões dólares. A entidade pública contratante é a Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA).

Segundo o programa da empresa contratante, a infraestrutura do Luvo, que se situa 11 quilómetros da fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), está avaliada em 36,6 milhões dólares, e enquadra-se no âmbito do contrato de concessão para a efeitos de concepção, construção, exploração e gestão comercial da referida plataforma. A obra do município petrolífero do Soyo vai custar 23,7 milhões dólares. O prazo para a execução o contrato é de 30 anos, com possibilidade de renovações.

No lançamento do concurso público o ministro dos Transportes, Ricardo D"Abreu, explicou que a plataforma logística do Luvo terá 18 hectares e contará também com seis entrepostos - quatro de temperatura ambiente e dois de temperatura controlada.

A infraestrutura do Soyo comportará 15 hectares - o plano de infraestrutura inclui a construção de cinco entrepostos de temperatura ambiente e um de temperatura controlada, um parque de contentores, outro parque de estacionamento de viaturas pesadas, armazéns e oficinas de reparação, para além de edifícios administrativo, de comércio e áreas técnicas.

O governante acrescentou que a instituição tem a responsabilidade de implantar a Rede Nacional de Plataformas Logísticas, sendo as infraestruturas do Luvo e Soyo, contempladas no Plano Operacional de Estruturação de parcerias público-privadas (PPP), com a finalidade de desempenhar a função de pontos de conexão entre áreas de produção aos mercados doméstico e regional.

"É fundamental que se estabeleça uma rede logística optimizada, integrada pelos sectores marítimo, terrestre, ferroviário e aéreo", garantiu o ministro dos Transportes no lançamento do referido concurso.

Ricardo D"Abreu avançou que com o lançamento destes concursos para estas duas concessões estratégicas, de um conjunto de seis previstas até 2022, procura-se dinamizar o grande potencial económico desta região e responder ao aumento crescente da demanda de bens e serviços por parte dos cidadãos e das empresas, damos um importante passo para reforçar a nossa Rede Nacional de Plataformas Logísticas.

"Para esta grande empreitada, o investimento previsto deverá ascender aos 445,5 milhões USD, executado na modalidade de Parceira Público-Privada entre o governo angolano e o sector privado".

O titular dos Transportes clarificou que esta rede de plataformas logísticas será um elemento importante no plano de diversificação da economia nacional, dependendo da província onde estiverem as plataformas logísticas facilitarão o armazenamento, conservação e escoamento da produção das zonas produtivas, rurais, pesqueiras, e mesmo de polos agroindustriais e serão a base de serviços para diferentes sectores.

"A agricultura, mineração, florestas, indústria de alimentos, pescas, energia, turismo e, claro, indústria de hidrocarbonetos, não só no Soyo e no Luvo, mas também no Luau, província do Moxico, são os sectores de actividade onde a futura plataforma logística será fundamental para a exportação de vários produtos de origem nacional ou mesmo mercadoria em trânsito, aproveitando o potencial do Corredor do Lobito. Angola ocupa a posição 162 entre 163 países no Índice Logístico do Banco Mundial.", partilhou o ministro.

Para adesão ao concurso público as empresas devem apresentar capacidade técnica e financeira, adquirir as cópias das peças do concurso mediante um pagamento não reembolsável no valor de 2,5 milhões kwanzas.