Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Grupo Anseba é novo gestor da rede de hiper e supermercados Kero

IGAPE confirma

O Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE) confirmou, esta quarta-feira, que a rede de híper e supermercados Kero vai mesmo para o grupo eritreu Anseba, tal como o Expansão anunciou há um par de semanas

É oficial: o Kero está entregue à Anseba.

A rede de 12 lojas (contando com o Kero Gika que fechou portas em Agosto) nas províncias de Luanda, Huambo, Benguela e Huíla, será mesmo entregue ao grupo eritreu que está há anos no país.

De acordo com o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), a decisão da Comissão de Negociação do concurso público, na modalidade de cessão do direito de exploração e gestão da rede de híper e supermercados, foi favorável à Anseba, tendo uma pontuação de 66,2 pontos - divididos pelas componentes corporativa 8,9 pontos, financeira 34,6 pontos e técnica com 22,6 pontos.

Segundo o comunicado da instituição, a que o Expansão teve acesso, nesta quarta-feira, 1 de Dezembro, a Comissão deliberou a aprovação e a qualificação do concorrente Anseba, batendo na corrida o Alimenta Angola, Ld.ª, depois da exclusão do terceiro concorrente, a Camarufi.

"Nos termos legais, seguiu-se a notificação dos concorrentes para a audiência prévia referente à fase de avaliação das propostas, momento em que os concorrentes tiveram a oportunidade de apresentar eventuais reclamações sobre o sentido do relatório de avaliação das propostas, sem que o tenham feito", avança o documento.

O comunicado acrescenta que, subsequentemente, iniciou-se a fase de negociação das propostas, que incidiu especificamente na componente financeira dos critérios de avaliação, de que resultou uma nova ponderação e a elaboração do Relatório Preliminar de Negociação que indicou, igualmente, a vantagem relativa do Grupo Anseba.

O IGAPE clarifica que após a notificação do Relatório Preliminar de Negociação, e em sede da audiência prévia, a concorrente Alimenta Angola exerceu o seu direito para contestar a decisão preliminar da Comissão de Avaliação.

No entanto, a referida contestação incidiu sobre uma reavaliação das componentes corporativa e técnica que já tinham sido objecto de avaliação anteriormente e não foram contestadas de forma tempestiva, mas, ainda assim, a Comissão levou em consideração tais argumentos, o que implicou uma melhoria na respectiva pontuação, mas insuficiente para mudar os critérios revistos e a posição do vencedor.

"O Concurso Público para a Cessão do Direito de Exploração e Gestão da Rede de Hiper e Supermercados KERO cumpriu com toda a tramitação administrativa necessária e considera-se em conformidade com o respectivo Programa e com a Lei dos Contratos Públicos", pode ler-se no comunicado do IGAPE