Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Plataforma Liyeplimal não tem licença para o exercício de intermediação financeira

BNA e CMC alertam para possíveis fraudes

A Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e o Banco Nacional de Angola (BNA) alertaram esta semana que a Liyeplimal, que se apresenta como uma plataforma especializada em negociação de criptomoedas, não se encontra legalmente habilitada para realizar publicidade ou prospecção de clientes, dirigidas à celebração de contratos de intermediação financeira.

"A entidade em causa apresenta-se como uma plataforma camaronesa, especializada em negociação de criptomoedas, no entanto, segundo o seu representante, esta não serve para negociação das mesmas em bolsa, uma vez que esta negociação é feita por técnicos especializados da mesma empresa, cabendo aos investidores apenas a aquisição de pacotes de investimento, os quais pagam juros semanais que garantem retornos de 60/70% ao ano", refere o BNA, em comunicado conjunto com a CMC.

"Importa ainda referir que a 04 de Junho do corrente ano, a Comission de Surveillance du Marché Financier de l"Afrique Centrale (COSUMAF) publicou um comunicado dirigido aos residentes camaroneses, no qual alertava que algumas empresas, entre elas a Global Investment Trading (Liyeplimal), estava a oferecer promessas de investimentos com elevados retornos a curto prazo. A COSUMAF alertou que a oferta era uma campanha de captação de recursos públicos fraudulenta, uma vez que não obedecia à legislação vigente, não estava registada para exercício da referida actividade e que a operacionalidade da referida empresa no mercado camaronês estava sujeita à prévia aprovação da COSUMAF", refere o comunicado.

(Leia o artigo integral na edição 636 do Expansão, de sexta-feira, dia 06 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)