Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Protteja Seguros prepara entrada na Bolsa

O PROCESSO JÁ DEU ENTRADA NA BODIVA

A seguradora, no mercado de balcão organizado, pretende efectuar a transacção/comercialização de forma directa das suas acções. Entre os próximos desafios está o processo de certificação de qualidade ISO.

A assembleia de accionistas da seguradora Protteja Seguros aprovou, na última assembleia geral, a entrada da seguradora em bolsa para venda de acções e capitalização da companhia, com objectivo de impulsionar o crescimento da empresa. A seguradora já deu entrada do processo, fazendo a inscrição do seu capital social na Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA).

A empresa decidiu avançar para uma operação no mercado de balcão organizado, direccionou o processo para este segmento com objectivo de aceder ao Mercado de Registo de Operações sobre Valores Mobiliários, (MROV), que vai permitir a empresa negociar títulos e valores mobiliários sem passar pelo mercado de bolsa de acções. Na prática, a empresa no mercado de balcão organizado pretende efectuar a transacção/comercialização de forma directa das suas acções.

Para a integração do seu capital na Central de Valores Mobiliários de Angola (CEVAMA), a empresa está, neste momento, num processo de desmaterialização das acções. "Entre os vários desafios que a empresa tem, consta a entrada na bolsa e a certificação ISO qualidade. As empresas angolanas querem cada vez mais mostrar transparência e estar dentro dos padrões e, como estamos a caminhar para questões desta natureza, entendemos colocar a Protteja em bolsa, porque trará oportunidades ligadas à componente de capitalização, para grandes projectos como demonstrará a transparência e organização a nível da estrutura da empresa".

Kianda Trozo, presidente do Conselho de Administração, acrescentou que estando a explorar o sector de petróleo e gás onde o rigor em termos de prestação de contas e informação é acentuado, o processo está a ser tratado no sentido de olhar para outros horizontes, buscando novas oportunidades e novos parceiros.

Quanto ao processo de certificação qualidade ISO, o responsável avançou que já está a decorrer o processo de consultoria das áreas e, assim que terminar vai ser convidada a empresa internacional certificadora. "O nosso objectivo é melhorar a qualidade da carteira. Todo esse caminho é para mostrar a qualidade. Por isso, apostamos na capacidade dos nossos quadros, pois o maior desafio é tornar a seguradora mais específica em termos de produtos"

(Leia o artigo integral na edição 676 do Expansão, de sexta-feira, dia 27 de Maio de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)