Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Textang II vira-se para o sector privado para diminuir dependência do Estado

Atrasos nos pagamento obriga a mudar de estratégia

Vendiam quase exclusivamente para o Estado mas os atrasos nos pagamentos criavam inúmeros problemas de tesouraria. A opção é agora criar uma marca, vender aos privados e quebrar esta dependência. Será também este ano que terão acesso ao primeiro algodão produzido no país

A Textang II vai mudar a estratégia comercial, sendo que fornecia os seus tecidos principalmente ao Estado, mas os problemas com os atrasos nos pagamentos comprometem a estrutura financeira da fábrica. Hoje, com a nova gestão, o plano passa por apostar na criação de peças de panos com marca Textang II para vender a privados e equilibrar a tesouraria da empresa. A ideia é diversificar os clientes e "fugir" do fornecimento quase que exclusivo ao Estado.

De acordo com Jorge Amaral, PCA do grupo IEP (Investimentos e Participações), hoje haverá maior sensibilidade para os problemas causados pelos atrasos na vida das empresas, o que o deixa optimista. "Os tempos agora são outros, o Estado tem consciência da importância da Textang II, pelo que pensamos que este problema também poderá ser ultrapassado".

A confecção de peças de panos com a marca Textang II vai começar este ano, ainda este mês. Para isso, o processo de contratação das primeiras 30 costureiras está a decorrer, sendo que "já está tudo montado para começarem a trabalhar", garante Jorge Amaral. Trata-se da produção mensal de 10 mil peças de panos de 2 metros confeccionadas na própria fábrica, para atender o mercado privado nacional, e depois, pensar em exportar para os países vizinhos.

(Leia o artigo integral na edição 650 do Expansão, de quarta-feira, dia 10 de Novembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo