Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Responsabilidade tributária dos administradores, gerentes e mandatários

Em análise

No direito tributário, o instituto da responsabilidade consiste na imposição ao sujeito passivo de adimplir determinada obrigação tributária, seja ele contribuinte, quando possuir relação pessoal e directa com o facto gerador, ou responsável, quando por imposição legal tem o dever de adimplir obrigação de outrem.

Em função da crise económica que se agudizou em Angola, muitas empresas estão com dificuldades de adimplir as suas dívidas tributárias, o que acaba resultando num aumento nas tentativas do fisco de redirecionar as execuções fiscais para os administradores, gerentes e mandatários dessas pessoas jurídicas. Pretende-se apresentar as discussões sobre a forma de aplicação da responsabilidade tributária aos administradores, gerentes e mandatários, especialmente sobre as disposições do art.º e 72.º do Código Geral Tributário.

Ao contrário do que ocorre no direito civil, ou mais em geral no direito privado, em que o instituto da responsabilidade cobre toda uma série de situações, no que toca à responsabilidade por danos causados à sociedade, depreende- -se do artigo 77.º LSC, que esta é sempre fundada na culpa, ao dispor que, salvo prova que procederam sem culpa, os gerentes ou administradores respondem para com a sociedade pelos danos que lhe causarem por actos ou omissões praticados com violação dos deveres legais ou contratuais, apresentando os seguintes pressupostos da responsabilidade:

a) A ilicitude;

b) A culpabilidade;

c) O dano;

d) O nexo de causalidade.

No direito tributário, o instituto da responsabilidade consiste na imposição ao sujeito passivo de adimplir determinada obrigação tributária, seja ele contribuinte, quando possuir relação pessoal e directa com o facto gerador, ou responsável, quando por imposição legal tem o dever de adimplir obrigação de outrem. O nosso enfoque consiste na responsabilidade de terceiros, especificamente na responsabilidade dos administradores, gerentes ou mandatários, bem como os limites de tais responsabilidades.

*Analista Fiscal Senior e Contabilista Senior

(Leia o artigo integral na edição 678 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo