Do que necessitas para ser feliz?
Num mundo cada vez mais comparativo, e em que muitos vivem na ilusão de que a felicidade está no click de uma selfie, de um like, está-se a perder a importância das conexões reais, dos sentimentos genuínos, por momentos fugazes de felicidade...
O mês de Julho é sempre um mês muito especial para mim, celebro mais um ano de vida, tal como a minha filha Beatriz. Gosto, por isso, de fazer um balanço do ano que passou e complementarmente parar, gosto especialmente de desligar, recarregar as energias nesta altura do ano. Permite-me recuperar e preparar-me para a segunda metade do ano, que costuma ser sempre intensa.
Por isso, decidi desafiar-te leitor ou leitora, naquilo que significa para ti ser feliz. Nas inúmeras conversas com a minha querida amiga Paula Delgado, que é também embaixadora da Liderança Feminina em Angola e especialista nestes temas da felicidade e bem-estar, ela desafia-me a reflectir na sua importância, mas de forma simples e até estruturada, mas onde maior consciência reside no facto de que forma estás a atribuir relevância àquilo que te faz feliz. A felicidade não é um estado constante e permanente, mas algo que nos traz sentimentos que nos permitem dizer: Sou feliz! Estou Feliz! E por muito que até possa parecer difícil por momentos, a verdade é que esta difere de pessoa para pessoa, afinal ao somos todos únicos?
Por vezes, eu própria sinto que não desfruto dessa felicidade de forma plena. Na minha ânsia de olhar rapidamente para os próximos objectivos, nem sempre desfruto do prazer, desta sensação inebriante que é ser feliz, sobretudo e fundamentalmente nas pequenas conquistas, como ter vendido mais um livro, ter emagrecido 100g , apenas preocupada como devem ser os próximos passos... Fazes parte deste grupo?
Aquilo que posso partilhar contigo e que tenho aprendido ao longo da minha vida é que devo, ou melhor tenho desfrutado cada vez mais da caminhada e, consequentemente, dos micro momentos e parar para desfrutar essa felicidade. O que me faz sempre recordar a minha melhor amiga Raquel, pois para ela tudo é simples. Diz-me muitas vezes «Eva desfruta da caminhada! e tu estás a desfrutar da caminhada da tua vida e com ela dos momentos que te fazem feliz?
Entre os desafios pessoais, profissionais, familiares, todos eles me trazem satisfação, me fazem feliz , como na música de Miguel Gameiro dos Polo Norte Aprender a Ser feliz:
... Estou a aprender a ser feliz Aquilo que eu vou ser ninguém me diz (...)
... Aprender a ser feliz !
Na estrada da felicidade, o que é mais importante para ti? Aquilo que tu valorizas, sem que te preocupes demasiado com as opiniões dos outros, ou a opinião dos outros sobre ti e consequentemente a tua felicidade? Qual a relevância da felicidade dessas pessoas na tua? Num mundo cada vez mais comparativo, e em que muitos vivem na ilusão de que a felicidade está ao click de uma selfie, de um like, está-se a perder a importância das conexões reais, dos sentimentos genuínos, por momentos fugazes de felicidade...
Porque ao deixares de lado a tua felicidade por aquilo que os outros querem que tu sejas... por aquilo que os outros querem que tu fales... por aquilo que os outros querem que tu decidas... por aquilo que os outros querem que tu acredites que é isso que te faz feliz... nunca encontrarás a tua felicidade, porque simplesmente optaste por dar o poder a outros sobre a tua felicidade. E assim, dificilmente serás feliz.
Mas o que podes fazer para que te sintas feliz? Essa resposta só tu poderás responder de forma honesta, mas porque quero proporcionar-te uma maior abrangência na possibilidade de respostas, e das pesquisas, seguem alguns aspectos que podem contribuir para a tua felicidade:
01. Relações Saudáveis: Ter conexões significativas com família, amigos e parceiros amorosos pode proporcionar suporte emocional, companhia e um sentimento de pertença.
02. Saúde Mental e Física: Cuidar do corpo e da mente é fundamental. Isso inclui praticar exercícios regularmente, manter uma dieta equilibrada, dormir bem e, se necessário, procurar ajuda profissional para a saúde mental.
03. Propósito e Significado: Ter um sentido de propósito na vida, seja através do trabalho, voluntariado, hobbies ou outras actividades que consideras importantes e gratificantes.
04. Autocuidado e Amor-próprio: Reservar tempo para ti mesmo e praticar a autoaceitação. Reconhecer as tuas realizações e saber perdoar-te pelos erros é essencial para o bem-estar emocional.
05. Equilíbrio Entre Trabalho e Vida Pessoal: Manter um equilíbrio saudável entre as responsabilidades profissionais e a vida pessoal pode prevenir o esgotamento e aumentar a satisfação geral.
Leia o artigo integral na edição 786 do Expansão, de sexta-feira, dia 26 de Julho de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)