Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

Síndrome de preparação para o fracasso

CAPITAL HUMANO

Esta síndrome ocorre quando um líder espera que um subordinado falhe e toma medidas, que de forma subtil ou explícita, minam o desempenho do trabalhador. Está estudado e provado que tal pode ter efeitos bastante prejudiciais para o trabalhador, mas também para a organização como um todo.

A Síndrome de Preparação para o Fracasso ou "Set-Up-To-Fail Syndrome", é um fenómeno psicológico, "cunhado" por Manfred Kets de Vries em 1995, que descreve a dinâmica de expectativas negativas e profecias autorrealizáveis em ambientes de trabalho. Imagine um líder tão empenhado em fazer um trabalhador falhar que começa a parecer um vilão de um filme.

"Eis o meu plano brilhante! Vou dar feedback negativo, atribuir tarefas impossíveis e isolar o trabalhador até que desista!". Isto não é comédia, mas uma realidade desafiadora e presente em muitas organizações.

Esta síndrome ocorre quando um líder (não sei se o podemos chamar de líder, porque um verdadeiro líder não faria isto) espera que um subordinado falhe e toma medidas, que de forma subtil ou explícita, minam o desempenho do trabalhador. Está estudado e provado que tal pode ter efeitos bastante prejudiciais para o trabalhador, mas também para a organização como um todo.

Quem lidera estes indivíduos não está muitas vezes consciente das suas acções, o que torna o fenómeno ainda mais difícil de contrariar.

Por norma, esta síndrome começa com as expectativas negativas do líder em relação ao desempenho do trabalhador com base em preconceitos, julgamentos precipitados ou mesmo em experiências anteriores, nas quais o líder teve interações negativas com o trabalhador em questão. De seguida, o líder, de forma consciente ou inconsciente, toma medidas que minam o desempenho do trabalhador através de feedback constante e exclusivamente negativo, atribuindo tarefas impossíveis ou injustas ou até isolando o indivíduo socialmente dentro da organização. Essas acções levam a que o trabalhador se comporte de uma maneira consistente com essas expectativas negativas, o que leva à confirmação das previsões do líder.

Nesta situação, o trabalhador torna- -se muitas vezes o protagonista de...

Leia o artigo integral na edição 749 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Novembro de 2023, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo