Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Grande Entrevista

"As empresas norueguesas querem filiais em Angola e trazem tecnologia para reduzir custos de produção"

Bjorn Kahrs, director regional para África da Norwegian Energy Partners

O director Regional da Norwegian Energy Partners (Norwep) esteve em Angola a liderar uma delegação de 9 empresas norueguesas interessadas em expandir-se ou entrar para o mercado. Fala do interesse em trazer para Angola tecnologias para aumentar o tempo de vida dos campos petrolíferos em produção, reduzir emissões de dióxido de carbono e o custo de produção

Esteve em Angola a promover e a liderar uma missão empresarial norueguesa que veio em busca de parcerias, visando aumentar o volume de negócios. Pode explicar o que é a Norwegian Energy Partners (Norwep)?

Somos uma organização sem fins lucrativos criada pelo Governo da Noruega, ou seja pelos ministérios dos Negócios Estrangeiros, de Petróleo e Gás e do Comércio e Pescas, em parceira com empresas privadas da Noruega que actuam no sector da energia. O nosso papel é promover as exportações de tecnologias do sector energético.

De onde vêm os fundos para financiar as vossas actividades?

Aproximadamente 75% do financiamento da organização vem do Governo da Noruega e o restante é pago pelas quotas dos nossos membros e parceiros, que são 333 empresas norueguesas e se incluirmos as suas filiais chegaremos a mais de 900 membros ligados à Norwep. Para descrever o que fazemos, o melhor exemplo é o slogan da Nokia, connecting people, ligamos os parceiros a oportunidades de negócio nos diferentes mercados.

Quais os objectivos desta missão empresarial norueguesa?

O objectivo deste programa é, essencialmente, trazer a Angola tecnologia que ajude as operadoras a reduzir as emissões de dióxido de carbono e tornar as operações de petróleo e gás no país mais limpas. Deste modo, pretende-se facilitar cada vez mais o acesso a financiamento num mundo em transição energética, em que os bancos vão se recusando a financiar operações de petróleo e gás.

(Leia o artigo integral na edição 653 do Expansão, de sexta-feira, dia 03 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo