Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Angola é o País mais corrupto da SADC e o 14.º pior do mundo

Relatório da Transparência Internacional

O Índice de Percepção e Corrupção 2017 analisa as perpecções de corrupção no sector público e, em 180 países, coloca Angola na 167.ª posição, uma descida de três lugares face a 2016. Apesar da descida no ranking, Angola subiu um ponto no índice. Nova Zelândia é o país com menos corrupção, enquanto a Somália é o que tem mais.

A Nova Zelândia (com 89 em 100) e a Dinamarca (88) continuam nos primeiros lugares, mas trocam de posição. Ao nível das regiões, a África subsaariana, com uma pontuação média de 32 continua a ser a que enfrenta maiores índices de percepção de corrupção, seguida da Ásia Central (com 34 pontos de média). Nos dez países mais corruptos, encontram-se quatro da África subsaariana, nomeadamente a Guiné Equatorial e Guiné-Bissau (ambas na 171.ª posição) e Sudão do Sul (179) e Somália (180), estes dois últimos ocupam o fim da lista.
Em relação à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)), Portugal continua a ser o melhor classificado, ocupando a 29.ª posição, com 63 pontos em 100 possíveis, seguido de Cabo Verde na 48ª. posição com 55 pontos em 100 possíveis, São Tomé (64), Moçambique, na 153.ª posição e, por fim, a Guiné Bissau no 171.º posto.
O Índice de Percepções de Corrupção, publicado anualmente pela TI, é o principal indicador global sobre os níveis de corrupção no sector público de cada país, medidos a partir das percepções de especialistas externos e de organizações internacionais.

(Leia o artigo na integra na edição 461 do Expansão, de sexta-feira 23 de Fevereiro de 2018, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo