Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

África cria plataforma de compra conjunta de cereais e fertilizantes

APROVEITAR A EXPERIÊNCIA DA PANDEMIA

A ATEX permitirá a compra digital dos principais produtos agrícolas, como cereais, e insumos importados pelo continente da Rússia e da Ucrânia.

Tendo como ponto de partida a experiência adquirida com a pandemia da Covid-19, em que a União Africana agregou a compra de material de combate à doença na Plataforma Africana de Aquisição de Vacinas (AVAT), foi lançada há uma semana a Bolsa de Comércio de África (ATEX), uma plataforma digital para a compra conjunta de alimentos e insumos agrícolas para evitar uma crise alimentar no continente, na sequência da guerra na Ucrânia.

A plataforma é uma iniciativa conjunta do Banco Africano de Exportações e Importações Afreximbank, da Zona de Comércio Livre Continental Africana (AfCFTA) e da Comissão Económica das Nações Unidas para África, no seguimento do plano de 1,5 mil milhões USD de produção alimentar de emergência do Banco Africano de Desenvolvimento.

O objectivo, como refere um comunicado da UNECA, é congregar num mesmo serviço a compra de alimentos e insumos agrícolas, a preços mais baixos, garantindo ao mesmo tempo que os países com parcos recursos e difícil acesso ao mercado internacional não fiquem para trás. "Confrontada com uma nova crise, África deve aproveitar a experiência do passado para se recompor uma vez mais. A experiência da Covid-19 mostrou que o agrupamento organizado da procura pode ultrapassar os desafios da cadeia de abastecimento e fornecer bens muito necessários a preços competitivos", sublinha a UNECA.

A Comissão Económica das Nações Unidas para África lembra que a crise Rússia-Ucrânia "aumentou a pressão sobre as cadeias de abastecimento", com os esperados aumentos de preços dos produtos agrícolas e factores de produção, como cereais e fertilizantes. Isto, por sua vez, exerceu pressão sobre a "produção doméstica, por vezes, frágil de vários países africanos, que dependem destas cadeias de abastecimento para produtos básicos", alguns dos quais dependem das "importações para um consumo de trigo até 80%, por exemplo".

A plataforma facilitará, sempre que possível, a aquisição conjunta por compradores africanos a fornecedores africanos, como no caso dos fertilizantes; e de fora do continente, quando necessário, como no caso dos cereais e grãos, contribuindo assim para a criação de novas cadeias de abastecimento continentais que isolam os africanos da volatilidade que tem caracterizado os últimos anos.