Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

África

Com acordo de 1,4 mil milhões USD, Mota-Engil África eleva projectos para 4,3 mil milhões USD

CONTRATO ABRANGE MINAS DE OURO NO MALI, COSTA DO MARFIM E ETIÓPIA

Os novos contratos e a parceria com a Allied Gold "reforçam o posicionamento da Mota-Engil África como empresa líder de relevo nos serviços de apoio à actividade de mineração no continente", destaca a empresa.

A Mota-Engil Engenharia & Construção África assinou seis contratos de 1,4 mil milhões USD, com a empresa internacional de mineração de ouro Allied Gold Corporation, para a operação de todos os seus activos em produção no Mali e Costa do Marfim e a adjudicação de uma nova mina na Etiópia.

Com a assinatura destes contratos, a Mota-Engil, através da sua participada para África, assume "progressivamente a actividade de serviços de engenharia de suporte aos diversos activos da Allied Gold", na Costa do Marfim, no Mali e na Etiópia, durante um período que oscila entre os 38 e 60 meses.

"Estes novos contratos e a relação de verdadeira parceria com a Allied Gold reforçam o posicionamento da Mota-Engil África como empresa líder de relevo nos serviços de apoio à atividade de mineração no continente africano e permitem o aumento da carteira de encomendas nesta área para cerca de 4 mil milhões de euros [4,3 mil milhões USD] e do Grupo para cerca de 15,5 mil milhões de euros [16,5 mil milhões USD]", salienta a empresa em comunicado.

O porfólio da Mota-Engil, conglomerado português presente em três continentes, inclui vários investimentos no continente africano, na área da engenharia e construção e na área da mineração.

Na área da mineração de ouro, a Mota-Engil assinou em Agosto de 2023 um contrato de 495 milhões de euros (523,2 milhões USD) com o Grupo Managem, para o desenvolvimento de trabalhos no projecto Boto Gold Mine, no Senegal. Já com a Société des Mines du Mandiana S.A., subsidiária do Grupo Managem, a empresa assinou em Julho deste ano, um contrato de 290 milhões USD para a realização de trabalhos de suporte à produção do projecto Tri-K, uma mina de ouro situada na bacia de Siguiri, 90 km a nordeste da cidade de Kankan, na Guiné Conakry, país onde a Mota-Engil é fornecedor exclusivo de serviços de mineração na Mina de Siguiri, explorada pela sociedade AngloGold Ashanti.

Leia o artigo integral na edição 802 do Expansão, de sexta-feira, dia 15 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo