Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Economia chinesa já é maior do que a americana

EM PODER AQUISITIVO

Corrigido do poder de compra, PIB da China já é maior do que o dos Estados Unidos.

O produto interno bruto (PIB) da China corrigido do poder de compra deverá ultrapassar, pela primeira vez, o dos Estados Unidos da América (EUA) de acordo com as projecções de Outono do Fundo Monetário Internacional.

De acordo com a instituição, em 2014, o valor dos bens e serviços finais produzidos na China, avaliados com base na paridade de poder de compra, deverão ascender a 17,6 biliões de dólares (USD), enquanto a dos EUA se quedará pelos 17,4 biliões USD. Em 2013, os chineses produziram 16,1 biliões USD e os americanos 16,8 biliões USD.

Como o próprio nome indica, a avaliação do PIB com base no poder de compra tem conta o poder aquisitivo de cada moeda no respectivo país. Normalmente as comparações internacionais são feitas em dólares. Para o efeito converte-se o PIB na moeda nacional de um país para USD utilizando a taxa de câmbio do mercado - como o dólar é a moeda de comparação o PIB dos EUA não precisa de ser convertido.

Em 2014, o PIB chinês em moeda nacional deverá ascender a 64,5 biliões de yuans que convertidos em dólares à taxa de mercado de 6,224 yuans por dólar dá 10,4 biliões USD, que compara com os 17,4 biliões USD dos EUA. Ou seja utilizando as taxas de câmbio de mercado os EUA são folgadamente a maior economia do mundo - ver gráfico maiores e menores ao lado. O problema de usarmos taxas de câmbio de mercado é que em geral estas não têm em conta o poder de compra de cada moeda no respectivo país, subavaliando umas e sobrevalorizando outras.

De acordo com os cálculos do FMI com base nos preços nos em vigor EUA e na China, para comprar o mesmo que um americano compra com um dólar nos EUA, um chinês precisa de apenas 3,655 yuans na China e não dos 6,224 yuans da taxa câmbio de mercado. Ou seja, se usarmos as taxas de câmbio que têm em conta o poder aquisitivo interno da moeda chinesa, em2014, a China passa a ser a maior economia do mundo, pela primeira vez a, à frente dos EUA.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo