Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Chanceler austríaco demite-se devido a suspeitas de corrupção

Quebra de confiança, corrupção e suborno levam à demissão de um dos mais jovens líderes do mundo

O jovem chanceler Sebastian Kurz demitiu-se e o cargo foi assumido pelo Ministro das Relações Exteriores austríaco, Alexander Schallenberg

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, renunciou ao cargo, neste sábado, enquanto decorre a uma investigação de corrupção que, alegadamente o envolve, e a pouco dias da votação no parlamento de uma moção de rejeição proposta pelos partidos da oposição.

Num discurso transmitido pela televisão, o líder dos conservadores austríacos, de 35 anos, fez a sua defesa, argumentou que as acusações contra ele são falsas, ainda assim optou por se demitir e recomendar para o seu lugar o ministro das Relações Exteriores, Alexander Schallenberg.

"O meu país é mais importante para mim do que eu mesmo", disse Kurz, e ainda acrescentou "O que é necessário agora é estabilidade. Para resolver o impasse, quero me afastar para evitar o caos", e disse isto mesmo porque os partidos da oposição planeavam o derrube do governo que liderava através de uma moção de rejeição no parlamento.

Kurz é acusado, com outras personalidades da vida política austríaca, de peculato, terá usado dinheiro do governo para actividades político-partidárias, e de suborno de figuras dos media. As acusações de corrupção referem-se ao período entre 2016 e 2018, quando terá usado recursos do Ministério das Finanças para manipular sondagens e outras pesquisas de opinião a favor do seu partido. De acordo com o Ministério Público cai sobre o Sebastian Kurz a "suspeita de quebra de confiança, corrupção e suborno, com diferentes níveis de envolvimento".

O chanceler austríaco foi um dos mais jovens chefes de governo do mundo, assumiu o cargo com 31 anos, em 2017, como líder do OVP (Partido Popular Austríaco). Considera, agora, todas as acusações de que é alvo "infundadas". Há ainda outra investigação a decorrer, no caso, de eventuais declarações falsas numa comissão parlamentar.

Os Verdes, o partido que fazia parte da coligação governamental, a meio da semana, e quando as autoridades revistaram o escritório do chanceler e de outras pessoas envolvidas, decidiram afastar-se de um governo liderado por Kurz e iniciaram negociações com os partidos da oposição.