Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Mundo

Renovação do AGOA pode estar em risco com vitória de Trump

PROGRAMA QUE ISENTA EXPORTAÇÕES AFRICANAS PARA OS EUA EXPIRA EM 2025

Analistas receiam que renovação do AGOA, que isenta de taxas mais de 7.000 produtos africanos, enfrente obstáculos sob a nova administração Trump. Cameron Hudson, investigador do Programa África do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, não espera grandes mudanças na relação dos EUA com o continente.

"Com uma vitória em Wisconsin, Trump obteve os 270 votos necessários para garantir a presidência", noticiou a Associated Press na quarta-feira, cumprindo a tradição que dá aos órgãos de comunicação social a primazia de anunciar o vencedor das eleições presidenciais. Um "regresso extraordinário para um ex-presidente que se recusou a aceitar a derrota há quatro anos, desencadeou uma insurreição violenta no Capitólio, foi condenado por acusações criminais e sobreviveu a duas tentativas de assassinato", acrescentou a agência de notícias americana, já a Fox News projectara a "vitória impressionante de Trump", após "um ciclo eleitoral histórico repleto de reviravoltas sem precedentes e duas tentativas de assassinato".

"Quero agradecer ao povo americano pela extraordinária honra de ser eleito o seu 47.º presidente e o vosso 45.º presidente", declarou Trump, após subir ao palco do Centro de Convenções de Palm Beach, na Florida, antes mesmo da sua vitória ser oficialmente declarada.

O Presidente eleito agradeceu aos "milhares de amigos" o "movimento incrível" que garantiu o regresso à Casa Branca e o controlo do Senado e prometeu uma "América forte, segura e próspera", que entra, segundo as suas palavras, numa "era de ouro", depois de uma ida às urnas com uma afluência recorde.

Leia o artigo integral na edição 801 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Novembro de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo