Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Whatsapp, Facebook, Instagram e o single point of failure

Dario da Palma Martins

O que podemos tirar de proveito deste episódio é evitar o single point of failure (ponto único de falha)

No dia 4 de Outubro o mundo sentiu o impacto da ause^ncia das plataformas associadas a` empresa Facebook, Inc (Facebook, Instagram, Whatsapp, Messenger), redes sociais usadas em todo mundo e que nos dias de hoje se tornaram imprescindíveis tanto para comunicação com familiares, como para as notícias e negócios (e- -commerce), etc..

A fortuna do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, teve uma queda na ordem dos 6 mil milhões USD e as acções da empresa caíram 4,9%. De lembrar que não foi o primeiro incidente, pois em 2019 a plataforma ficou fora de serviço quase 24 horas. A possível causa foi uma mudança nas configurações dos seus servidores internos, a qual desencadeou problemas em cascata.

Várias teorias surgem sobre as razões quando as plataformas se encontram fora de serviço, tais como: problemas com o DNS (Domain Name System), ataques cibernéticos que, implicitamente, levam as pessoas a começar a usar aplicações de empresas concorrentes ou mesmo protestos (tal como aconteceu no mesmo dia, durante um meeting Antigone Davis debatia na CNBC denúncias sobre o Facebook por manipulação de dados e sobre o lado prejudicial da plataforma Instagram nos jovens).

Engenheiro de Telecomunicações *

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo