Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Ano novo, vida nova?

CAPITAL HUMANO

Não é uma data que define a realização da mudança, pode ser um indicador, mas sinto a liberdade para agir, qualquer momento é bom para a mudança na nossa vida, qualquer momento é importante, desde que as razões que me levam à mudança sejam aquelas que Eu considero mais relevantes.

Oiço frequentemente a expressão "Ano Novo e Vida Nova", mas o que de facto isso significa? Significa que, porque mudamos de ano, devemos mudar a nossa vida? Mudar de vida, o que significa para si?

Se pensar na renovação ou realização de novos objectivos, mantendo a sua essência, a sua consistência, mas permitir-se inovar e criar, então, fará todo o sentido. Mas se utilizar esta expressão de forma literal, creio bem que não terá qualquer impacto, ou talvez tenha um impacto grande e prejudicial para si.

Por isso, opto por pensar em momentos, não é uma data que define a realização da mudança, pode ser um indicador, mas sinto a liberdade para agir, qualquer momento é bom para a mudança na nossa vida, qualquer momento é importante, desde que as razões que me levam à mudança sejam aquelas que EU considero mais relevantes.

E nas organizações? Se todos os anos as lideranças mudassem o seu estilo seria um problema? Não? Sim?

Se respondeu afirmativamente e se está a pensar sempre na mesma pessoa, então, desculpe a franqueza, o problema é um pouco mais grave... e não tenho qualquer resposta para ele, mas talvez um bom coaching pode ajudar o líder, caso ele esteja disponível a fazer essa mudança. Se nada puder fazer, então, mantenha a sua integridade profissional, a sua ética profissional.

Mas regressemos ao que um líder vive com um início de cada ano, ele deveria ter a capacidade de se ajustar, adaptar às diferentes realidades, aos desafios que a sua organização e as pessoas que lidera e que impacta com as suas decisões, pois é-lhe normalmente exigido nesta altura do ano que apresente os objectivos, que avalie as suas pessoas, naquilo que tradicionalmente é o processo de avaliação de desempenho.

Mas vou um pouco para além de processos definidos e estruturados, quando obviamente eles existirem. Refiro-me à mudança, como líder, gostaria de mudar a sua liderança todos os anos? O que é que o caracteriza? O que o define? Quais são aquelas características que estão sempre presentes na sua liderança? Empatia? Resiliência? Criatividade? Foco?

E já que falo em foco, como tem a certeza de que está no caminho certo para alcançar os resultados que lhe são apresentados e anteriormente referidos .Porque tem KPI"s, métricas para medir a sua performance? E como é que a sua equipa o avalia? Ter hábitos e rotinas de trabalho contribuem para mantermos a nossa consistência enquanto líderes. É preciso manter o foco sim, mas também sermos consistentes na forma como lideramos.

Enquanto pesquisava para o meu livro (brevemente a ser publicado, caso tenha pensado nisso), despertou-me particularmente a atenção o conceito trazido pelos autores, Gary Keller e Jay Papasan, em que no seu livro "A Única Coisa - A verdade simples por trás dos resultados extraordinários", fazem a abordagem de que "só pode existir uma coisa mais importante. Muitas coisas podem ser importantes, mas só uma pode ser a mais importante" - Ross Garber (pp21) e ao longo do livro desafiam-nos reflectir que "quando vai ao essencial, acaba por se concentrar numa única coisa.

E isso é o que interessa." (pp 13). Pelo que a questão que lhe faço: Qual é a sua ÚNICA coisa? Aquela que verdadeiramente está disponível para dar toda a sua energia? Porque, com o início do ano, são apresentados pela gestão objectivos que devem ser alcançados e consequentemente, enquanto líder e responsável de uma área, deverá ser-lhe exigido que defina também os objectivos para a sua área, para as suas pessoas e para si.

Mas se tivesse a oportunidade de definir e concretizar "aquele" objectivo primordial que impacta em todos os outros, o que escolheria? E porquê? Porque tem a certeza de que é, de facto, esse que quer concretizar, partilhar e assim ser bem-sucedido? O que significa para si, alcançar esse resultado?

Agora olhando para o seu Eu, não para os resultados que a organização espera, mas para si, enquanto indivíduo, porque quer alcançar esse objectivo. Por vezes, acredita-se que vivemos vários papéis e que podemos "cortar" os pequenos pedacinhos e ser um Eu no profissio[1]nal, um Eu no social, um Eu no familiar, um Eu naquilo que você é...

Mas quão irreal isso é, porque a sua essência, aquilo que é o seu Eu, é a mistura de todos os papéis, então, com essas variáveis, qual a vida Nova que quer ter para 2023? Qual é o seu único objectivo para este ano e que tudo o resto se irá alinhar? Porque é agora que deve definir o objectivo?

Sabe que qualquer momento é bom para mudar, é como uma eterna estrada de aprendizagem, de caminhada, de erros e de vitórias, mas mantenha presente o Líder que gostaria de ser.

E se está a ser esse líder, quando define os objectivos, quando gere, quando lidera, quando inspira ou simplesmente quando faz cumprir as ordens que lhe são transmitidas, então, está no caminho certo. Porque a liderança é exactamente esta pluralidade de estilos, a capacidade de adaptação, e utilização, já que eles, os estilos de liderança coabitam dentro de si, às vezes, basta saber ouvir-se apenas mais um pouco, para obter os resultados que almeja alcançar como líder.

E então?

O ano novo é vida nova?

Ou, a vida nova é quando quiser e assim transformar o seu ano em novo, com a liderança que deseja e necessita.