Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

A importância da investigação científica

Laboratório Económico

Não deve ser ousadia demasiada estabelecer que o curto prazo está perdido em Angola. Os desequilíbrios macros continuam presentes, as debilidades micro aprofundam-se, os programas e as políticas governamentais longe de desencadearem os efeitos a si consignados, as assimetrias regionais a acentuarem-se e as confusões, atropelos e tropelias institucionais a fazerem caminho seguro (para que vale um Tribunal Constitucional marcadamente político, a despeito de todos os desmentidos e análises de diferentes especialistas garantindo que está tudo conforma à Lei?

Por isso, olhe-se mais além e invertamos a frase de Keynes, de "a longo prazo todos estaremos mortos" para "como a curto prazo muitas vidas se perderão devido à malária, à fome, à miséria e à pobreza, alinhemos e tratemos do longo prazo", colocando em reflexão a importância da investigação científica. O que é a investigação científica?

Muitas são as concepções associadas à palavra "investigação", no entanto, é consensual que investigar é solucionar problemas, aprofundar conceitos e construir conhecimento. Podemos ainda defini-la como um "procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico que permite descobrir novos factos ou dados, relações ou leis em qualquer campo do conhecimento".

Assim, investigar é uma atitude prática de permanente procura da verdade ou da realidade, sendo uma forma de validar ou refutar o conhecimento já existente.

A expressão "investigação é de certa forma, redundante. Uma investigação só poderá ser científica, caso contrário não é investigação.

Esta expressão pretende apenas destacar as exigências do método científico, isto é, os métodos, passos ou meios que definem a metodologia de investigação. A investigação científica tem efeitos colossais sobre as sociedades e as economias, expressos em aspectos como:

¦ Economias externas (externalidades) propiciadoras de ganhos colectivos e empresariais significativos. A Economia Ambiental é um dos exemplos.

¦ A investigação científica, enquanto factor de crescimento, é, em ligação com a educação, o único gerador de rendimentos à escala crescente (quanto mais se usa maiores ganhos proporcionam).

¦ A investigação científica funciona como criadora de produto potencial das economias, não só por si, mas sobretudo ao valorizar outros factores de produção (novos produtos, novas fontes de recursos naturais, etc.).

¦ A investigação científica é um qualificador das diferentes formas de capital (humano, social, empresarial e institucional). Ganha-se conhecimento, savoir-faire e projecta-se as sociedades para formas diferentes de organização e funcionamento.

(Leia o artigo integral na edição 639 do Expansão, de sexta-feira, dia 27 de Agosto de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)