O actuário e a nova Lei da Actividade Seguradora e Resseguradora em Angola (LASR)
Em Angola as principais áreas de actuação dos actuários têm sido as seguradoras, entidades gestoras de fundos de pensões, entidades que operam no mercado de capitais, entidades bancárias, Segurança Social e na docência.
01. O papel dos actuários e da Associação Angolana de Actuários (AAAT)
No próximo dia 9 de Julho comemora-se o dia do actuário em Angola, pelo que a Associação Angolana de Actuários (AAAT) irá realizar uma série de actividades visando assinalar a efeméride;
A Associação Angolana de Actuários foi formalmente constituída a 9 de Julho de 2020, e os seus Estatutos publicados em Diário da República, n.º 109 de 23 de Setembro de 2020, e tem como principais atribuições, congregar os actuários que desempenham a sua profissão em Angola, apoiá-los no domínio técnico-profissional, promoção de eventos dirigidos à sociedade, e que visem abordar temas específicos inerentes ao actuariado, promover a investigação e divulgação das técnicas com interesse para a actividade actuarial, e representar os actuários perante as diferentes partes interessadas;
PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DOS ACTUÁRIOS:
A ciência actuarial é uma disciplina que aplica modelos estatísticos e matemáticos na avaliação de risco no sector financeiro e segurador. Sendo os actuários profissionais que abordam a gestão e avaliação do impacto do risco e incerteza devem possuir um profundo conhecimento das seguintes temáticas:
¦ Criação de modelos de previsão, que permitam a avaliação do impacto financeiro de acontecimentos futuros;
¦ Criação de modelos matemáticos, baseados na teoria das probabilidades, que permitam a avaliação e administração de riscos (financeiros e económicos);
¦ Ferramentas de análise de dados (data analytics).
REQUISITOS DE FORMAÇÃO:
A profissão é maioritariamente exercida por especialistas com formação de base em matemática, contudo o actuário não deve ter necessariamente apenas formação de base em matemática. Existem actuários com formação de base em economia, engenharia, por exemplo. Contudo, em cada uma das situações acima descritas deve ser enfatizada a necessidade da frequência de uma formação específica em Ciências Actuariais.
ÁREAS DE ACTUAÇÃO:
Em Angola as principais áreas de actuação dos actuários têm sido as seguradoras, entidades gestoras de fundos de pensões, entidades que operam no mercado de capitais, entidades bancárias, Segurança Social e na docência.
02. O papel dos actuários no sector segurador e de fundos de pensões
Considerando que o actuariado é reconhecido como sendo uma componente fundamental da actividade seguradora, destaca-se a seguir as principais áreas de actuação. Numa empresa de seguros os actuários podem desempenhar funções em diversas áreas, sendo, portanto, uma competência que não se limita à área actuarial, estando os actuários cada vez mais integrados em áreas financeiras, de negócio e de gestão de risco.
Actuando nas áreas de negócio, financeira ou outras, os actuários integram a 1ª linha de defesa, e terão como principais atribuições, a concepção de produtos, criação de modelos tarifários, auxiliam na selecção do modelo de resseguro que se adeque às necessidades das companhias, criação de modelos de ALM (Asset & Liability Management), cálculo das provisões técnicas e avaliação actuarial das responsabilidades com benefícios assumidos.
Actuando na área responsável pela função actuarial, ou na área de gestão de riscos, os actuários integram a 2ª linha de defesa, e terão como principais atribuições, a coordenação do cálculo das provisões técnicas, emitir parecer sobre o modelo de subscrição, e de resseguro da companhia, elaboração do relatório da função actuarial, bem como a identificação, avaliação e monitorização dos demais riscos corporativos.
Leia o artigo integral na edição 784 do Expansão, de sexta-feira, dia 12 de Julho de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)