Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Whatsapp, Facebook, Instagram e o single point of failure

Dario da Palma Martins

O que podemos tirar de proveito deste episódio é evitar o single point of failure (ponto único de falha)

No dia 4 de Outubro o mundo sentiu o impacto da ause^ncia das plataformas associadas a` empresa Facebook, Inc (Facebook, Instagram, Whatsapp, Messenger), redes sociais usadas em todo mundo e que nos dias de hoje se tornaram imprescindíveis tanto para comunicação com familiares, como para as notícias e negócios (e- -commerce), etc..

A fortuna do CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, teve uma queda na ordem dos 6 mil milhões USD e as acções da empresa caíram 4,9%. De lembrar que não foi o primeiro incidente, pois em 2019 a plataforma ficou fora de serviço quase 24 horas. A possível causa foi uma mudança nas configurações dos seus servidores internos, a qual desencadeou problemas em cascata.

Várias teorias surgem sobre as razões quando as plataformas se encontram fora de serviço, tais como: problemas com o DNS (Domain Name System), ataques cibernéticos que, implicitamente, levam as pessoas a começar a usar aplicações de empresas concorrentes ou mesmo protestos (tal como aconteceu no mesmo dia, durante um meeting Antigone Davis debatia na CNBC denúncias sobre o Facebook por manipulação de dados e sobre o lado prejudicial da plataforma Instagram nos jovens).

Engenheiro de Telecomunicações *

(Leia o artigo integral na edição 645 do Expansão, de sexta-feira, dia 08 de Outubro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)