Estudantes do ISAF vencem a maior competição de gestão do País
A competição tem como principal objectivo desenvolver competências de gestão e liderança, proporcionar experiência prática em ambiente empresarial aos universitários ou outros participantes. A equipa vencedora denominada Lab Six Kustus foi constituída por cinco estudantes do ISAF.
Um grupo de cinco estudantes do Instituto Superior de Administração e Finanças (ISAF) venceu, esta semana, pelo segundo ano consecutivo, a 17ª competição nacional de estratégia e gestão do Global Management Challenge (GMC), organizada pela SOIK Investiment.
A equipa vencedora denominada Lab Six Kustus foi constituída pelos estudantes Lourenzo Ferreira, Edifánio Vieira, Dorivaldo Chitângua, Evaristo Martins e Mário Baptista e representarão o País na final internacional com o local a indicar no próximo evento, que acontecerá entre 26 a 28 de Setembro, na Índia.
Em segundo lugar ficaram os estudantes do ISAF pertencentes à equipa Getting Together Bravant, patrocinada pela empresa BRAVANTIC, e o terceiro lugar foi assegurado por três estudantes da Universidade Agostinho Neto (UAN), que compuseram a equipa Rising Stars. O corpo de jurados desta edição foi presidido por Naiole Cohen e integrou ainda os professores Alves da Rocha, Carlos Rosado de Carvalho, Leonor de Sá Machado e Filomena Oliveira.
Além das equipas vencedoras, chegaram à final presencial a equipa Máfia Corporation da UAN, Angoteam, que é resultado de uma fusão de estudantes da UCAN e UAN, Faal Instic Bravant do Instic e Mecupale constituída por estudantes de pós-graduação da UAN.
A primeira equipa classificada recebeu um troféu, medalhas, certificados, um cheque formação e desenvolvimento, um pacote de 5 cursos de inglês da London English School, no valor global de 4,8 milhões Kz, cinco máquinas de café Delta Q, uma viagem internacional totalmente paga para 5 integrantes para competirem no próximo ano e o valor monetário de um milhão Kz da empresa Mirantes Technology e Statement Academy.
A segunda classificada recebeu um troféu, medalhas e certificados, um prémio monetário de 750 mil Kz bem como 5 computadores portáteis, patrocínio da empresa Bravantic.
Já a terceira classificada recebeu um troféu, medalhas e certificados e um prémio monetário da empresa Statement Academy no valor de 500 mil Kz.
De acordo com a organização, os prémios ao longo destes anos têm contribuído substancialmente para o pagamento das propinas escolares dos estudantes vencedores.
Das 93 equipas inscritas e 460 estudantes universitários e quadros de empresas participantes, passaram para a última fase da competição 147 membros de 32 equipas e deste agregado saíram 8 equipas e 40 integrantes que chegaram até à final presencial
Recorde-se que o Global Management Challenge (GMC) é uma competição internacional de estratégia e gestão, promovida pela SDG, simuladores e modelos de Gestão, e representada em 36 países e que a SOIK Investments representa em Angola.
Na prática, "equipas de estudantes universitários e profissionais de diversos sectores e áreas de negócios gerem empresas virtuais, visando obter o melhor desempenho e cotação bolsista. Esta competição única desenvolve competências de gestão e estratégica, apoia o processo de tomada de decisão estruturada e estimula o exercício de trabalho em equipa, num ambiente competitivo", refere a organização.
A competição tem como principal objectivo desenvolver competências de gestão e liderança, proporcionar experiência prática em ambiente empresarial, fomentar o espírito competitivo e a capacidade estratégica, promover a interacção entre estudantes, universidades e empresas e reconhecer talentos emergentes na gestão.
A equipa vencedora da 16ª edição da competição denominada Olimpo, também do ISAF, vai agora em Setembro representar o País na final internacional, na Índia.