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Universidade

Universidades em auto-avaliação de cursos e programas de graduação

SISTEMA NACIONAL DE GARANTIA DA QUALIDADE NO SUBSISTEMA DE ENSINO SUPERIOR

O processo de auto-avaliação de cursos e programas de graduação das instituições de ensino superior está aberto e deverá terminar a 25 de Outubro com a divulgação pública dos relatórios. A medida serve para avaliar o desempenho nas áreas de ensino, investigação e extensão universitária, entre outras.

O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) abriu o processo de auto-avaliação (AA) das instituições de ensino superior, depois de ter apresentado no ano passado todos os instrumentos que vão guiar o processo.

A auto-avaliação é um processo de auto-observação que cada instituição de ensino superior deverá fazer, envolvendo a "análise, interpretação e síntese das dimensões que definem uma Instituição de Ensino Superior (IES) e visa o aperfeiçoamento da qualidade de ensino".

A auto-avaliação será realizada pelas próprias IES para aferir internamente o seu desempenho nas áreas de ensino, investigação, extensão universitária, administração e gestão organizacional.

"A cultura de avaliação interna das IES é ainda incipiente e esparsa, com iniciativas isoladas, por não haver ordenamento jurídico angolano, disposições normativos sobre o regime jurídico de avaliação, no entanto, este quadro foi alterado com a publicação do Decreto Presidencial 203/18, de 30 de Agosto que aprova o Regime Jurídico da Avaliação e Acreditação da Qualidades nas IES", explica uma fonte do INAAREES. Para o processo seguir, cada IES deve constituir uma Comissão de Auto-Avaliação (CAA), estabelecer um quadro institucional próprio para o seu funcionamento, assim como elaborar um manual de auto-avaliação com os indicadores e padrões adequados.

Entretanto, caberá à CAA sistematizar informações, analisar colectivamente os significados das suas realizações, estabelecer formas de organização, gestão e acção, identificar pontos fortes e fracos e estabelecer estratégias de superação de problemas. A fonte refere ai a metodologia, os procedimentos e os objectivos do processo avaliativos devem ser elaborados pelas IES segundo a sua especificidade e dimensão, ouvindo a comunidade académica e os diferentes parceiros em consonância com o INAAREES.

As IES, por intermédio das CAA, deverão conceber questionários e guiões de entrevista a serem aplicados a todos os estratos da comunidade académica, nomeadamente, estudantes, professores, entidades empregadoras, associações profissionais com objectivo de colher as suas percepções sobre o seu grau de satisfação com o curso e ou programa ou instituição.

Do lado das instituições, existe a garantia de que estão preparadas para o processo de auto-avaliação porque desde o ano passado que estão a trabalhar na criação de departamentos de qualidade e que os seus membros estão a trabalhar com os técnicos do INAAREES.

"A instituição que dirijo, por exemplo, está preparada porque está a decorrer neste momento a auditoria interna para preparar a auto-avaliação. Ou seja, estamos a acompanhar todo o processo em função de todos os instrumentos de auto-avaliação que o INAAREES tornou públicos no ano passado", explica Albertino Candimba Sebastião, director Geral do Instituto Superior Politécnico Alvorecer da Juventude (ISPAJ).

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