Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendAgenda

Exposição sobre Henrique Abranches no MAAN até 31 de Dezembro

MAAN - Exposição Banda Desenhada

Instituto Cultural alemão em Angola (Goethe) inaugura nesta sexta-feira, 15 de Outubro, no Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN), a exposição "Henrique Abranches - Um traço angolano", que ficará patente até 31 de Dezembro, com entrada livre.

O artista plástico Don Sebas Cassule o curador do evento disse que para exposição foram determinantes a disponibilização de peças raras, por parte de Wanda Lara e Cristina Pinto, ambas amigas de Henriques Abranches.

A exposição a ser aberta gratuitamente a partir de sexta-feira, 15 de Outubro, é uma homenagem ao considerado o "Pai da Banda Desenhada Angolana". Além de desenhador, Henrique Abranches também foi escritor, pintor, antropólogo, arqueólogo e co-fundador da União dos Escritores e da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP).

A exposição denominada "Henrique Abranches - Um traço angolano", será acompanhada por uma publicação, ou seja, vai ser apresentado uma selecção das obras do célebre artista homenageado.

Outro destaque na exposição serão as obras produzidas pelos participantes de uma oficina de Banda Desenhada (BD) realizada de 20 a 22 de Setembro último, no MAAN. As obras foram produzidas no âmbito do Africomics, um projecto regional do Instituto Cultural alemão em Angola - Goethe que é realizado paralelamente em 16 países africanos, onde os jovens artistas interessados em perseguir uma carreira na banda desenhada, aprenderam técnicas artísticas e de comercialização.

Em declarações a Angop, Arno Holl, responsável do Goethe, disse que escolheu o Memorial Dr. Agostinho Neto como a infra-estrutura ideal para este tipo de actividades, porque Agostinho Neto e Henrique Abranches eram amigos, assim é o local perfeito, tanto para a oficina quanto para a exposição do Idolo da BD".

Arno Holl esclareceu que foi possível criar a exposição em homenagem a Henrique Abranches graças a um conjunto de entrevistas feitas com ex-alunos do Idolo da BD em Angola. Exploramos as suas experiências com ele, a sua visão dele e a sua influência na banda desenhada angolana.

Dentre os ex-alunos de Henrique Abranches foram entrevistados Abraão Eba, Olímpio e Lindomar Sousa, Lito Silva, Sérgio Piçarra e Carnot Júnior. E teve uma participação especial do escritor Pepetela, amigo de muitas décadas do Henrique Abranches."

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo