Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Logo WeekendTurismo

Ministério da Cultura vai levar turistas e empresários aos Museus de Luanda

Modelo é para alargar a outras províncias

É uma espécie de alvorada ou o desempoeirar da história arquivada nos museus de Luanda, durante anos a fio, para a partilhar com turistas ou empresários estrangeiros, que passam pela capital, ocasionalmente, e que se pretende que levem mais para além do contacto fugaz.

Para o Roteiro Turístico dos Museus de Luanda, o homem da cultura, Jomo Fortunato, também ministro, tem a sorte de, numa só iniciativa, activar duas (Cultura e Turismo) das três (Cultura, Turismo e Ambiente) pastas do seu ministério.

A sua equipa tem estado a trabalhar na operacionalização da rota, que o próprio nomeou, acção que, pela primeira vez, vai mobilizar turistas e agentes turísticos da capital para dar a conhecer a história e o espólio a ela associado, através da "valorização da cultura", refere Jomo Fortunato.

A partir de Agosto poderá fazer parte do quotidiano luandense a circulação pelas ruas da capital de um mini-bus, devidamente identificado com o branding do roteiro, entre os hotéis da cidade e os sete museus.

A orgânica está a ser trabalhada pelo director do Instituto de Fomento Turístico de Angola (Infotur), Afonso Vita, que ao Expansão adianta que a rota deverá começar no Museu Óscar Ribas, passando pelas restantes estruturas da memória histórica colectiva, como o Museu de História Natural, Museu de Antropologia, Palácio do Ferro, Museu da Moeda e Memorial Dr. Agostinho Neto, com epílogo no Museu da Escravatura.

Neste último ponto está-se a tentar uma "fusão", com a envolvente, nomeadamente com o mercado de artesanato que existe em Benfica, e com o próprio mar, ali aos pés, acrescenta o ministro da Cultura.

Por seu lado, Afonso Vita refere que o Infotur está a analisar a viabilidade de reactivar um restaurante que existia nas proximidades e que pode constituir o ponto final do roteiro turístico, privilegiando a gastronomia típica angolana, que deverá ser incluída neste pacote turístico.

Numa primeira fase "será apenas para turistas e empresários hospedados nos hotéis da capital", sendo que o objectivo posterior é o de despertar o sentimento de pertença alargando a rota às escolas da capital, para incluir estudantes no roteiro, estando também em análise uma paragem no Beiral, lar de assistência à pessoa idosa, no Rangel, "onde estão os mais velhos e que podem enriquecer este roteiro com a sua própria memória", refere.

Para o Instituto de Fomento Turístico, o objectivo é recuperar alguma dinâmica que os museus perderam não só com a pandemia da Covid-19, mas também porque muitas vezes é preciso criar este tipo de dinâmicas, para que as pessoas que sempre se habituaram a ter os "museus ali à mão", também entrem e possam contactar com a cultura do seu País.

O titular da pasta da Cultura acrescenta um novo ângulo sobre este roteiro, na perspectiva de "complemento cultural aos negócios de quem nos visita", argumenta Jomo Fortunato.

O Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente já formalizou o projecto com a rede de hotéis envolvida, podendo no entanto, associar-se outros que não o fizeram numa fase anterior.

Afonso Vita explica que o autocarro fará uma paragem de 30 minutos em cada museu. Os guias respectivos fazem a apresentação de cada estrutura, viajando pelo espólio vivo do País, explicação complementada pelo guia que viaja no autocarro e que vai fazendo a interligação entre os museus selecionados.

Tudo está a ser definido, até mesmo o valor a pagar por cada participante pelo pack e se o mesmo deverá ser pago pelo participante ao operador turístico ou no próprio hotel, podendo este vir a vender o voucher de participação.

O Roteiro Turístico dos Museus de Luanda será por pouco tempo um exclusivo da capital, o objectivo é replicar o modelo em outras províncias com museus, bem como a adaptação da rota ao formato digital, cuja aplicação está a ser desenvolvida para acesso no telemóvel, incluindo toda a informação relacionada com o acervo de cada museu.