Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Angosat-2 será lançado na próxima semana

Pronto desde Julho

A janela aberta para o lançamento é de 10 a 15 de Outubro, sendo que na sexta-feira se deverá saber o dia exacto, depois de uma reunião entre a parte angolana, os russos da ISS Reshetnev e os responsáveis da estação de Baikonur onde está o Angosat-2, apesar de o ministro Mário Oliveira ter avançado que será no dia 12 de Outubro.

Tal como o Expansão já tinha escrito, o satélite está pronto desde a terceira semana de Julho em Baikonur no Cazaquistão, junto à placa de lançamento, à espera da decisão política para seguir para o espaço. Optou-se por não se fazer antes das eleições, mas depois da posse do novo governo, chegou o momento.

O lançamento será feito de forma discreta, apenas com a presença de alguns técnicos, diplomatas e poucos jornalistas convidados, sendo que a presença do Presidente da República será pouco provável, sendo que tal só seria possível se acontecesse até quarta-feira, uma vez que no dia 15 de Outubro João Lourenço estará na Assembleia Nacional para proferir o discurso do estado da nação. Possivelmente contará apenas com a presença do ministro Mário Oliveira a chefiar a delegação angolana.

O Angosat-2 começou a ser construído a 28 de Abril de 2018 nas instalações da Airbus, em França, onde foi instalada toda a carga útil do satélite, ou seja, todos os componentes que vão permitir o seu funcionamento. A estrutura foi depois transferida para a fábrica da ISS Reshetnev, na cidade "fechada" de Zheleznogorsk, próximo de Krasnoyarsk, na região da Sibéria, onde foi feita toda a carcaça e instalado o mecanismo de arranque. Seguiu-se a transferência para o local de lançamento, na estação aeroespacial de Baikonur, no Cazaquistão, de onde sairá para órbita espacial na próxima semana.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo