Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Angola

Nova Angomédica ressurge com produção diária de 40 milhões de fármacos por dia

Angola

Saúde

 

Quarenta milhões de fármacos serão disponibilizados anualmente em Angola, a preços equiparados ao dos produtos importados, com vista a diminuir a carência de medicamentos no mercado nacional, garantiu terça-feira, em Luanda, o ministro angolano da Saúde, José Van-Dúnem.

 

"Vemos a Angomédica já a elaborar medicamentos. Começamos com um processo de reduzir a dependência do exterior, com todos os ganhos consequentes da produção nacional, nomeadamente a criação de postos de emprego e a sustentabilidade do mercado, cobrindo todo grupo de utentes", disse José Van-Dunem, no final de uma visita às novas instalações da Angomédica (empresa angolana de produção de medicamentos).

Explicou nesta ocasião que, apesar do produto nesta primeira fase ter ainda um peso relativo sobre as necessidades, em termos de fármacos no país, é animador o número de medicamentos disponibilizados, pois, disse, irá fazer diminuir algumas importações.

A linha de produtos da Nova Angomédica apresenta, entre outros, na sua classe terapêutica, anti-anémicos, analgésicos, anti-maláricos, anti-inflamatórios, tubercostáticos, anti-alérgicos, soros diversos, bem como comprimidos, líquidos orais, soros e pomadas, disse.

O ministro explicou que o Estado angolano gasta mais de 60 milhões USD por ano na aquisição de medicamentos.

Referiu ainda que a estratégia será disponibilizar kits de fármacos essenciais, realçando o sistema de gestão de qualidade implementado para garantir os elevados padrões em termos de cumprimento das boas práticas de fabrico.

Nesta visita, o ministro lançou também a primeira pedra para construção da Unidade de Produção de Soros.

Nesta primeira fase, o êxito da Nova Angomédica é suportado por uma equipa de 98 funcionários.

A Angomédica é detentora de duas unidades de produção de medicamentos, das quais uma em Luanda, a capital do país, e outra em Benguela (litoral centro), bem com das suas unidades suportadas por laboratórios de controlo de qualidade, que garantem a eficiência e segurança dos produtos.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo