Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Economia

Petróleo estabiliza próximo de máximos de dois meses

esta sexta-feira

Os preços do petróleo estão a negociar praticamente inalterados esta sexta-feira, depois de quatro sessões consecutivas em alta que levaram o barril de crude a máximos de dois meses, em meio a esperanças de que governos ao redor do mundo possam aumentar o apoio político para reavivar o crescimento económico que aumentaria a procura por combustível.

Perto das 08h:00 de Luanda, o Brent de referência para as exportações angolanas perdia 0,04% para os 75,90 USD. Já o West Texas Intermediate (WTI) - de referência para os EUA - recuava 0,01% para os 73,12 USD por barril.

Ambos os contratos estão a caminho do segundo aumento semanal depois que os investidores retornaram das férias, melhorando a liquidez comercial.

A atividade industrial na Ásia e nos EUA encerrou 2024 em desaceleração, enquanto na Europa a indústria fechou o ano em contração. Isto numa altura em que os receios em relação ao mandato de Donald Trump crescem entre as empresas e os investidores, com o republicano a continuar a usar a implementação de tarifas como arma de negociação.

Ainda nos EUA, os "stocks" de crude continuaram a cair na semana passada, mas a queda foi mais suave do que estava a ser antecipado. O consenso dos analistas apontava para uma redução de 2,8 milhões de barris, mas as perdas foram apenas de 1,2 milhões.

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo