Petróleo recua ligeiramente enquanto investidores centram-se em dados dos EUA e da China
Os preços do petróleo estão a recuar muito ligeiramente esta segunda-feira, em negociações fracas de fim de ano, enquanto os investidores aguardam os novos dados económicos da economia chinesa e norte-americana, que serão conhecidos no final da semana e deverão dar mais pistas sobre o crescimento económico dos dois maiores consumidores de crude do mundo.
Perto das 08h:00 de Luanda, o barril de Brent, referência para as exportações angolanas, para entrega em Fevereiro cede 0,08%, para os 74,11 USD. Já os contratos de fevereiro do West Texas Intermediate (WTI), de referência para os EUA, deslizam 0,09%, até aos 70,54 USD por barril.
Ambos os contratos subiram cerca de 1,4% na semana passada, impulsionados por uma redução maior do que o esperado nos estoques de petróleo bruto dos EUA na semana encerrada em 20 de Dezembro, à medida que as refinarias aumentaram a atividade e a temporada de férias impulsionou a demanda por combustível, segundo a Reuters.
Os preços do petróleo também foram apoiados pelo otimismo quanto ao crescimento econômico chinês no ano que vem, o que pode aumentar a demanda do principal país importador de petróleo bruto.