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Empresas & Mercados

Vendas da Autostar "disparam" 84% de Janeiro a Agosto

Face a 2014

Grupo procurou reforçar disponibilidade de viaturas e apostou na divulgação das suas oito marcas, nomeadamente nas redes sociais, e no crescimento da área comercial.

As vendas do grupo Autostar aumentaram 84% de Janeiro a Agosto deste ano, face ao período homólogo do ano anterior, para 820 viaturas, revelou ao Expansão a directora de marketing da empresa.

O crescimento, em contraciclo com o desempenho do mercado automóvel em geral, que no mesmo período caiu 43%, deve-se, explicou Cristina Vaz, ao facto de a Autostar ter antecipado o reforço do stock e a uma intensa campanha de promoção do grupo e das suas marcas, com um forte investimento nas redes sociais canais online.

"Temos [viaturas em] stock e estamos a ganhar quota de mercado", afirmou a responsável, à margem de um evento de apresentação de novos modelos, no fim-de-semana passado, em Luanda. Cristina Vaz admitiu, contudo, que, hoje, "como todos os outros grupos", a Autostar enfrenta dificuldades crescentes na importação de veículos, devido à carência de divisas no País.

A estratégia para combater a crise passou também pelo reforço da área comercial e ainda, em grande parte, por acções de marketing, nas quais a empresa apostou após, há cerca de ano e meio, ter deixado de representar a Mercedes em Angola.

"O grupo Autostar não era então muito conhecido, estava muito associado à Mercedes, pelo que investimos em campanhas institucionais para divulgar as outras marcas que representamos, e também em showrooms para mostrar as viaturas ao público", explicou.

A Autostar representa a Fiat- -Chrysler e as marcas Alfa-Romeu, Abarth, Ram, Dodge e Jeep, tendo actualmente um showroom em Talatona, outro no edifício Gika, no bairro do Alvalade, e mais um em Viana, onde fica a sede e as oficinas. "Temos feito um esforço para ganhar visibilidade", reforça a directora.

O lançamento de um website - que será alvo de melhorias no início do próximo ano, de uma página no Facebook para o grupo e de outra para a Jeep fizeram parte da estratégia, adianta. Também a divulgação online da Fiat mereceu investimento da empresa, a par de outdoors.

A realização de eventos para a apresentação de novos modelos também tem sido uma forma de reforçar a visibilidade das marcas da empresa, afirma Cristina Vaz. Sábado passado, por exemplo, a Autostar apresentou novas versões do Chrysler 300C, Jeep Cherokee, Dodge Durango, Ram 1500 e Jeep Wrangler. O facto de algumas das marcas se destinarem aos segmentos onde está incluída a maioria da população - o Panda, por exemplo, é o que mais vende para particulares - tem ajudado.

"Temos um leque de marcas variado, temos preço e qualidade", sublinha a responsável da Autostar, que até 2017 deverá concluir as obras de alargamento das instalações em Viana. Em 2016, a companhia vai manter a aposta na divulgação das suas marcas, sendo certo que "o futuro é uma incógnita" quer em termos de intenções de compras por parte dos angolanos, a braços com a crise, quer de disponibilidade de divisas para a importação de viaturas, conclui.

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