Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos comerciais disparam taxas com olhos postos na liquidez

Depósitos a prazo em festa

Dos 22 bancos comerciais analisados pelo Expansão, oito oferecem condições especiais em campanhas que prometem mais ganhos para os clientes que aí aplicarem as suas poupanças. De fora ficou o BPC, que está há mais de dois meses com o seu site inoperante

Se um cliente bancário pretender aplicar as suas poupanças de forma segura este mês, o Banco Angolano de Investimento (BAI) é o que oferece a melhor rentabilidade para depósitos a prazo a 360 dias, com uma taxa de juro de 20,00%, de acordo com uma pesquisa do Expansão aos preçários dos bancos nacionais.

Já o Banco Económico (BE), que que não apresenta contas há dois anos e entregou esta semana um plano de reestruturação ao BNA (ver página 32), aparece logo a seguir ao oferecer aos clientes uma taxa de 15,00%. Com uma taxa de 14,00%, o Banco Sol fecha o trio das instituições bancárias que melhor remuneram depósitos a prazo com uma maturidade de 360 dias.

Nos dados recolhidos pelo Expansão nos sites dos bancos (ver tabela), constata-se que as instituições bancárias apostam nesta época do ano em diferentes campanhas oferecendo rentabilidades maiores que em outros períodos do ano. E aqui o BNI lidera, oferecendo taxas de juro que podem ir até aos 26,00%, a 90 dias, em função do valor da poupança que o cliente pretender aplicar. Por sua vez, o Millennium Atlântico aparece logo a seguir e pelo mesmo período oferece taxas que podem chegar aos 25,50%. A precisar de liquidez, o Banco Económico apostou na campanha de "Boas Festas" e aparece na terceira posição, oferecendo uma taxa que pode chegar aos 25,00%. Percentagem igual à oferecida pelo BAI.

(Leia o artigo integral na edição 654 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo