Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Bancos disponibilizam 352 mil milhões Kz e chegam aos 90% de cumprimento

Financiamento ao abrigo do artigo 10/20 do BNA

Dos 211 projectos cujo financiamento no âmbito do Aviso 10/20 do BNA já foi desbloqueado, apenas 3 bancos não cumprirem com o valor mínimo de financiamento exigido pelo banco central para dinamizar a produção nacional e reduzir as importações

Dos 20 bancos comerciais abrangidos pelo do Aviso n.º10/2020 do Banco Nacional de Angola (BNA) que "obriga" a banca a financiar o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), 90% cumpriu com o limite mínimo de financiamento de 2,50% do seu activo líquido, até ao mês de Agosto, de acordo com dados disponibilizados pelo banco central na sua página electrónica.

Entre os cumpridores, o Standard Bank Angola (SBA), foi o que mais dinheiro desembolsou libertando 82.745 milhões Kz em 13 projectos, seguido do BFA que já libertou 76.905 milhões Kz para 12 projecto. A fechar o ranking dos três bancos que mais desembolsaram está o BIC, que em 17 projectos desembolsou 49.026 milhões Kz.

Apenas 3 bancos falharam a meta estabelecida pelo banco central. Ou seja, o valor desembolsado até Agosto não atingiu 2,50% do seu activo líquido. Tratam-se do BAI, BCA e BIR.

(Leia o artigo integral na edição 643 do Expansão, de sexta-feira, dia 24 de Setembro 2021, em papel ou versão digital com pagamento em Kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo