Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Empresas & Mercados

Empresários de Malanje queixam-se das condições da província

Diversificação da economia

Falta a energia da rede, o abastecimento de água, o acesso ao crédito e a degradação das estradas impede a comercialização dos produtos. Também os programas de apoio ao empresariado são canalizados para um número restrito de empresas do ciclo governamental

A classe empresarial da província de Malanje está desesperada com a falta de energia da rede pública, distribuição de água, acesso ao financiamento e o mau estado das vias para o escoamento da produção para os principais centros de venda.

Os empresários referem que enfrentam problemas de vária ordem, têm condicionado o desenvolvimento do negócio e da própria província, sobretudo a burocracia que existe no acesso aos "poucos" programas de apoio à classe empresarial da parte do Governo, reservados apenas a um número de empresários do ciclo governamental.

"Não se pode entender como é que uma província com duas barragens as empresas não têm energia da rede pública e são obrigadas a depender de energias alternativas. Outra situação grave é a banca. Ou seja, continuam com os velhos problemas de não conceder crédito", defende um dos empresários contactados pelo Expansão.

(Leia o artigo integral na edição 654 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Dezembro de 2021, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)