Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Gestão

O grande embuste das criptomoedas estará finalmente a nu?

EM ANÁLISE

Após a implosão a que assistimos na semana passada da TerraUSD, e da criptomoeda Luna que está ligada a ela, a vontade dos investidores de engolir ar quente parece estar a diminuir. "Áreas de criptografia hipotéticas e alavancadas... estão a ver liquidações em massa, uma vez que está a tornar-se mais claro que todos os preços elevados foram negociados em especulação...

Na semana passada as autoridades norte-americanas prenderam um homem de 50 anos e acusaram-no de defraudar centenas de investidores, oferecendo-lhes ganhos de 5% por semana - sim, por semana! - através de uma plataforma fictícia de cripto-trading. "Eddy Alexandre" alegadamente induziu os seus clientes a investir mais de 50 milhões de dólares com promessas de enormes rendimentos passivos.

Na realidade, sabemos agora que tal tecnologia não existia, e que Alexandre é acusado de ter investido muito pouco do seu próprio dinheiro - tendo transferido a maior parte do que recebeu para as suas contas pessoais para adquirir bens de luxo pessoais. Naturalmente que Alexandre é considerado inocente até prova em contrário. Mas a acusação veio durante o que parece cada vez mais o desenrolar do grande "cripto-deslumbramento".

Esta expressão já foi usada no passado para descrever o grande crash bolsista de 1929, e tenta evidenciar o "somatório de ilusões e convicções não garantidas" que se acumulam durante os booms especulativos, quando os investidores se tornam cada vez mais crédulos e o aumento dos preços cria a aparência de que a riqueza real está a ser criada. Só depois do inevitável colapso ocorrer é que muitas das fraudes, e alegadas fraudes, vêm à luz.

Na véspera da detenção de Alexandre, a Agência Europeia Europol colocou Ruja Ignatova, a inventora alemã da criptomoeda OneCoin, na sua lista de mais procurados, por "ter induzido investidores em todo o mundo a investir nesta moeda realmente inútil", o que produziu uma perda total que "provavelmente ascende a vários milhares de milhões". No início deste ano, o FBI prendeu um casal nova-iorquino e acusou-os de ajudar a branquear biliões de dólares em bitcoins roubados. A maioria das fraudes cripto, no entanto, estão na extremidade menor do espectro.

Uma revista americana publicou recentemente um artigo sobre os "5 Melhores Esquemas Cripto em 2022". A lista inclui algumas táticas tradicionais para tirar ilicitamente dinheiro aos menos literados informaticamente, tais como esquemas de phishing para palavras-passe. Também descreve alguns novos esquemas mais sofisticados, onde me chamou a atenção um truque que normalmente envolve uma pessoa atraente que se aproxima de si online e oferece investimentos de cripto espectacularmente lucrativos. Pensei para mim que será provavelmente uma evolução do famoso e-mail do Príncipe da Nigéria que nos pedia ajuda para partilhar connosco a sua fortuna!

(Leia o artigo integral na edição 679 do Expansão, de sexta-feira, dia 17 de Junho de 2022, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)