Saltar para conteúdo da página

Logo Jornal EXPANSÃO

EXPANSÃO - Página Inicial

Opinião

Estratégia orçamental e finanças públicas: Perspectivas de médio prazo

CONVIDADO

Prever, antecipar e tomar decisões económicas, diariamente , tornou-se um exercício relevante e cada vez mais desafiante para todos. A fasquia eleva-se quando nos propusemos escrutinar a estratégia por detrás da gestão das finanças públicas e do Orçamento do Estado, enquanto principal instrumento da política económica e financeira do país.

Um desafio que há algum tempo foi lançado aos macroeconomistas, gestores públicos e decisores é o de ir além do orçamento anual e desenvolver a capacidade de mensurar os efeitos económicos e impactos de políticas públicas nas Contas do Estado, numa perspectiva de médio prazo. Obviamente, a finalidade converge para o crescimento económico inclusivo e o desenvolvimento sustentável.

Por que é importante estabelecer perspectivas orçamentais de médio prazo?

Estabelecer perspectivas orçamentais de médio prazo é importante, porque auxilia a previsão e mitigação dos riscos orçamentais e proporciona uma visão panorâmica e evolutiva da sustentabilidade das finanças públicas. O Banco Mundial, no Relatório intitulado "Beyond the Annual Budget" (Washington DC, 2013) elencou os benefícios de uma abordagem estratégica prospectiva, com o alcance dos objectivos seguintes:

¦ Realismo e consistência orçamental.

¦ Identificação de prioridades e alocação eficiente de recursos.

¦ Despesas orientadas por estratégias sectoriais de médio prazo.

¦ Financiamento orçamental estritamente direccionado aos resultados.

¦ Maior transparência e responsabilização orçamental.

Evolução recente das finanças públicas (2020-2023)

Dentre muitos pontos assinaláveis, a aprovação da Lei de Sustentabilidade das Finanças Públicas "LSFP" (Lei n.º 37/20, de 30 de Outubro) destaca-se por sinalizar o início de reformas fiscais e apresentar novos instrumentos fiscais e a visão de médio prazo da economia de Angola, nomeadamente:

¦ Documento de Estratégia Fiscal

¦ Quadro Fiscal de Médio Prazo

¦ Quadro de Despesas de Médio Prazo

¦ Estratégia de Endividamento de Médio Prazo

Outro facto importante foi a adopção de regras fiscais [ artigo 4.º, alínea r), da LSFP] que restringem a acção da política fiscal, estabelecendo limites para défices fiscais (défice primário não petrolífero menor que 5% do PIB) e reforçando o compromisso de consolidação orçamental.

Perspectivas de médio prazo para as finanças públicas de Angola (2024-2027)

As projecções de médio prazo continuam a ser severamente afectadas pela escassez de financiamento, elevados custos de empréstimo e riscos de refinanciamento, num contexto marcado pela persistência de uma fraca mobilização de recursos internamente. O Plano Anual de Endividamento (PAE) 2024 prevê que os dois primeiros trimestres de 2024 e 2025 continuarão a ser exigentes para o pagamento de dívida externa.

Os desafios de financiamento poderão impulsionar a redução de despesas públicas essenciais e o redireccionamento dos fundos de desenvolvimento para o serviço da dívida, pondo assim em risco as perspectivas de crescimento para as gerações futuras.

O FMI, na publicação periódica para o nosso país "Angola: Selected Issues Paper (Fev., 2023)", estimou que seria necessário para colmatar a lacuna no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030 a obtenção de taxas de crescimento anuais (em % PIB) descriminadas por sectores seguintes: Educação 8,3%, Saúde 5,7%, Saneamento básico 2,1%, Electricidade 1,2%, Vias de Acesso (estradas) 3,5%, prescrevendo um total de 20,8% de despesas anuais para os próximos 6 anos. Estas despesas seriam financiadas por receitas (em % PIB) distribuídas por: impostos não petrolíferos 2,4% (IVA, impostos especiais de consumo, etc.); redução gradual dos subsídios aos combustíveis entre 1,2% a 1,7%; melhoria da qualidade das despesas 0,5%; e outras receitas, que ascenderiam a mais de 15% do produto nacional.

Leia o artigo integral na edição 775 do Expansão, de sexta-feira, dia 10 de Maio de 2024, em papel ou versão digital com pagamento em kwanzas. Saiba mais aqui)

Logo Jornal EXPANSÃO Newsletter gratuita
Edição da Semana

Receba diariamente por email as principais notícias de Angola e do Mundo